Notícia no detalhe
Sobram vagas na Clínica de Reabilitação para dependentes químicos
O Serviço de Proteção Social para Pessoas com Dependência Química de Campos, que funciona na Clínica de Reabilitação Geremias de Mattos Fontes, não tem demanda reprimida. Sobram vagas para atender os dependentes de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas a partir dos 18 anos, que desejam ser internados voluntariamente. A informação é do vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão. Ele lembra que o Serviço é ligado à Secretaria Municipal de Saúde.
- A clínica funciona há um ano e meio em Pedra Lisa, Morro do Coco, distrito de Campos. O local, que tem capacidade para atender a 42 pacientes homens, atualmente, está atendendo a 38. A proposta é atendermos a mulheres também, mas a demanda de pacientes mulheres é muito baixa. Temos capacidade para abrigar até 70 leitos. A clínica foi instalada numa área onde funcionava um hotel fazenda - disse o vice-prefeito.
Segundo a diretora geral, Elen Fontes, as portas de entrada são o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga Dr. Ari Viana (Caps AD) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Segundo ela, uma equipe multidisciplinar, composta por médico, psicólogo, assistente social, professor de educação física, enfermeiro, pedagogo e terapeuta, faz o atendimento na Clínica.
- Em média, os pacientes ficam internados por 45 dias, recebendo tratamento psicoterápico. Quando necessário, fazemos tratamento medicamentoso. Após este período, eles voltam para o Caps AD, onde continuam sendo acompanhados por profissionais especializados – disse a diretora geral.
O diretor técnico da clínica, José Carlos Araújo Gomes, acrescenta que o atendimento inclui atividades terapêuticas e recreativas, além de oficinas e palestras. “Não apenas os pacientes, mas também suas famílias retomam a autoestima. O serviço representa uma parceria entre as Secretarias de Saúde, da Família e Assistência Social, e da Comunidade S8, uma Organização Não Governamental (Ong) de Nova Iguaçu”, acrescentou o diretor técnico.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/03/2026 08:31:59 Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
- 13/03/2026 08:23:05 Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
- 13/03/2026 08:14:17 Parceria com 2ª Cia de Infantaria para implantar Projeto Forças no Esporte
- 13/03/2026 08:09:24 AdoleScER com o Cinema: oficina audiovisual na EM Guiomar Ramos
- 12/03/2026 18:11:52 Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
1303 08h23Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
1303 08h14Parceria com 2ª Cia de Infantaria para implantar Projeto Forças no Esporte
1303 08h09AdoleScER com o Cinema: oficina audiovisual na EM Guiomar Ramos
1203 18h11Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















