Notícia no detalhe
Prefeitura atua em canais para proteger comunidades e área rural
A Secretaria de Agricultura, em parceria com a Defesa Civil Municipal e a Secretaria de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, vem realizando intervenções emergenciais em canais, pontes e comportas, permitindo a passagem de água. A medida prevê a proteção de comunidades e propriedades rurais. No momento, quatro retroescavadeiras, sendo três hidráulicas, estão atuando em diferentes pontos.
Segundo o secretário de Agricultura, Eduardo Crespo, pela terceira vez, em curto espaço de tempo, está sendo necessária a limpeza dos pilares da Ponte do Gote. “A máquina ficará no local, à disposição, para auxiliar na drenagem do Rio Ururaí. A prioridade é melhorar a vazante da Lagoa Feia, para que ela receba água do Rio Ururaí”, destaca.
Outra máquina está na comporta do Terminal Pesqueiro, porque o Canal Coqueiros recebeu muita água. “Muitas pontes sobre o canal precisam ser limpas, mas estamos priorizando, no momento, as comportas. Precisamos melhorar o nível de água, que está muito elevado, preservando a comunidade de Santo Amaro, que estava sendo inundada devido ao nível elevado do Canal de Andrezza”.
- Vamos levar uma nova máquina para o Terminal Pesqueiro e a que está lá, atualmente, vai para o Rio Doce, nas imediações da comunidade de Marrecas, para amenizar a inundação no local – informa o secretário.
Eduardo adiantou que estão previstas para o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) intervenções em locais, como a foz do Rio Ururaí, Durinho da Valeta, onde começa o Canal das Flechas, e foz dos rios da Prata e Doce. “Para estas intervenções, são necessárias balsas flutuantes para dar respostas mais rápidas no escoamento”.
- Outra máquina vai fazer duas valas para contornar uma comporta feita pela antiga Serla, que está obstruindo a drenagem do Rio Doce, no Canal Quitinguta. “Fizemos esta vala há cerca de 15 dias, mas o técnico do Inea achou mais prudente que fizéssemos uma segunda, para acelerar o escoamento – ressalta o secretário, lembrando ainda que a secretaria também está atuando na Lagoa do Sépto, que fica também no Canal Quitinguta.
O secretário lembra que várias ações vêm sendo realizadas, como as intervenções no Canal do Saco, na área urbana, que estava obstruído por lixo. Com a limpeza, um alagamento que ameaçava algumas casas no Parque Esplanada foi resolvido. “Já fizemos limpeza preventiva também em vários canais, como do Cula, Imperial, Cacomanga, Parque Aurora, Campos-Macaé, na confluência com o Canal de Tócos e Parque Saraiva. Também já atuamos em várias pontes do Canal Coqueiros”, finaliza.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda