Notícia no detalhe
Mais de 600 alunos se formam no Programa Brasil Alfabetizado
Seiscentos jovens do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) concluíram o curso. A formatura de estudantes do programa, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), aconteceu na noite da última quinta-feira (19), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece). Adultos e idosos foram alfabetizados e receberam certificados de alfabetização.
O Programa Brasil Alfabetizado é direcionado à alfabetização de jovens, adultos e idosos, e desenvolve a cidadania, além de estimular o interesse pela elevação da escolaridade. Ele é desenvolvido em todo o território do Brasil, atendendo de forma prioritária aqueles municípios que possuem uma alta taxa de analfabetismo.
Em Campos, 1.066 estudantes fizeram parte dessa edição de 2013 do Programa, que conta com a parceria da Smece. Os 600 formandos receberam certificados e, agora, estão diretamente inseridos na Educação de Jovens e Adultos, para continuarem seus estudos. “A maior parte dos alunos são idosos – pessoas que, na época em que deveriam ser alfabetizadas, a alfabetização não era algo obrigatório. Além disso, um dos principais motivos que levam as pessoas a não se alfabetizarem é o trabalho. Porque têm que trabalhar, elas se afastam da escola”, comentou a gestora local do PBA, Verônica Gomes.
Nesta edição de 2013, que durou oito meses, o Programa contou com uma equipe de 69 profissionais, formada por professores alfabetizadores e por coordenadores. O sistema de ensino aplicado aos estudantes é baseado na pedagogia difundida por Paulo Freire, especialmente montada para um público que está fora das salas de aula. “A gente faz uma adaptação do letramento para jovens e adultos, de acordo com as instruções de Paulo Freire. As aulas do Programa acontecem em escolas públicas, associações de moradores e igrejas, localizadas em todo o município de Campos – tanto na zona rural quanto na zona urbana. O município aguarda a aprovação do MEC para o próximo ciclo do Programa, para que haja a liberação do edital de seleção de novos alfabetizadores e coordenadores”, explicou a gestora do Programa.
Verônica também pontuou que as pessoas que desejarem se alfabetizar devem se dirigir, em 2014, à sede da Smece, ou procurar os próximos alfabetizadores e coordenadores do Programa. A data para as inscrições na próxima fase do PBA ainda não está definida, mas é possível que seja no mês de março de 2014. “O município está empenhado, junto ao MEC, na resolução do problema da não-alfabetização. Nunca é tarde para se exercer a cidadania de forma integral”, acrescentou Verônica.
O Programa Brasil Alfabetizado reconhece a educação como direito humano e reconhece a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida. Dessa forma, o Programa apoia técnica e financeiramente os projetos de alfabetização de jovens, adultos e idosos, que são apresentados pelos Estados, Municípios e Distrito Federal do Brasil.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/06/2026 14:51:17 Conforto e segurança: taxista de Campos renova veículo com apoio do Fundecam
- 13/06/2026 12:46:51 Projeto Imuniza Campos leva vacinação à UBSF do Parque Aurora nesta segunda-feira
- 13/06/2026 12:10:41 Rede municipal marca presença no Fasa 2026 e vive experiência cultural na Uenf
- 13/06/2026 11:49:27 Proibido uso de recipientes de vidro em pontos de concentração para jogos
- 13/06/2026 11:26:33 Comissão da Política de Alfabetização avança no debate para melhoria do ensino
Conforto e segurança: taxista de Campos renova veículo com apoio do Fundecam
1306 12h46Projeto Imuniza Campos leva vacinação à UBSF do Parque Aurora nesta segunda-feira
1306 12h10Rede municipal marca presença no Fasa 2026 e vive experiência cultural na Uenf
1306 11h49Proibido uso de recipientes de vidro em pontos de concentração para jogos
1306 11h26Comissão da Política de Alfabetização avança no debate para melhoria do ensino
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Semana do MEI, que acontece de 25 a 29 de maio, tem inscrições abertas
5Programa Estradas do Produtor segue com manutenção de vicinais em Pernambuca
6Limpeza de canal no Novo Eldorado avança e reforça prevenção de alagamentos





















