Notícia no detalhe
Salas de recursos: atendimento especializado na escolas
Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) mantém 46 salas de recursos nas escolas da rede municipal de ensino. Estes espaços, que atendem a 466 estudantes matriculados nos 1º e 2º segmentos, oferecem atendimento especializado aos alunos que possuem necessidades especiais. Mais 27 salas de recursos estão previstas para serem implantadas em Campos. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação e Cultura (MEC), Aloizio Mercadante, em Brasília, durante audiência com a secretária Marinéa Abude.
As salas de recursos são equipadas com materiais pedagógicos especializados, de acordo com as patologias dos estudantes envolvidos. Segundo a diretora do Departamento Multiprofissional da Smece, Clarice Pessanha, os espaços possuem livros, jogos, computadores e outros materiais que auxiliam na prática pedagógica. “Uma criança que não possui a visão, por exemplo, é instruída com o auxílio de materiais na linguagem do Sistema Braille”.
- Os alunos ficam nestes espaços em horário contra-turno, naquele horário em que eles não estão estudando, em sala de aula. A orientação do Ministério da Educação é a de que as salas de recursos funcionem em horário diferente ao das aulas. Às vezes, esse atendimento especial não é aproveitado porque muitos alunos não retornam à escola, depois das aulas, para participarem das atividades nas salas de recursos -, comenta Clarice.
De acordo com a diretora do departamento, o atendimento realizado nestes espaços é feito individualmente, ou seja, o professor se dedica especialmente a cada aluno, suprindo suas necessidades diante de determinada patologia. Alguns destes espaços, como explica Clarice, são multifuncionais. As salas multifuncionais de recursos possuem material pedagógico fornecido pelo governo federal – materiais direcionados a um número maior de patologias.
- A diferença entre uma sala normal de recursos e uma sala multifuncional de recursos é que esta segunda possui um suporte pedagógico maior, um melhor material pedagógico. Nós já solicitamos, ao Ministério da Educação, mais material pedagógico, para que sejam montadas mais salas multifuncionais de recursos - , conta Clarice.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/08/2025 11:04:48 Mutirão de Atualização do CadÚnico para famílias do CRAS da Chatuba
- 22/08/2025 10:31:08 PSE presente na 21ª edição do Prefeitura em Ação
- 22/08/2025 08:53:52 Escolas municipais irão participar de Olimpíada Mirim de Matemática
- 22/08/2025 08:40:17 Inscrições para Concurso Partilha de Saberes e Boas Práticas prorrogadas até sexta
- 22/08/2025 08:29:11 Cobertura vacinal contra a dengue segue baixa
Mutirão de Atualização do CadÚnico para famílias do CRAS da Chatuba
2208 10h31PSE presente na 21ª edição do Prefeitura em Ação
2208 08h53Escolas municipais irão participar de Olimpíada Mirim de Matemática
2208 08h40Inscrições para Concurso Partilha de Saberes e Boas Práticas prorrogadas até sexta
2208 08h29Cobertura vacinal contra a dengue segue baixa
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Prefeitura convoca mais 30 aprovados no concurso da Administração Direta
6Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia