Notícia no detalhe
Salas de recursos: atendimento especializado na escolas
Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) mantém 46 salas de recursos nas escolas da rede municipal de ensino. Estes espaços, que atendem a 466 estudantes matriculados nos 1º e 2º segmentos, oferecem atendimento especializado aos alunos que possuem necessidades especiais. Mais 27 salas de recursos estão previstas para serem implantadas em Campos. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação e Cultura (MEC), Aloizio Mercadante, em Brasília, durante audiência com a secretária Marinéa Abude.
As salas de recursos são equipadas com materiais pedagógicos especializados, de acordo com as patologias dos estudantes envolvidos. Segundo a diretora do Departamento Multiprofissional da Smece, Clarice Pessanha, os espaços possuem livros, jogos, computadores e outros materiais que auxiliam na prática pedagógica. “Uma criança que não possui a visão, por exemplo, é instruída com o auxílio de materiais na linguagem do Sistema Braille”.
- Os alunos ficam nestes espaços em horário contra-turno, naquele horário em que eles não estão estudando, em sala de aula. A orientação do Ministério da Educação é a de que as salas de recursos funcionem em horário diferente ao das aulas. Às vezes, esse atendimento especial não é aproveitado porque muitos alunos não retornam à escola, depois das aulas, para participarem das atividades nas salas de recursos -, comenta Clarice.
De acordo com a diretora do departamento, o atendimento realizado nestes espaços é feito individualmente, ou seja, o professor se dedica especialmente a cada aluno, suprindo suas necessidades diante de determinada patologia. Alguns destes espaços, como explica Clarice, são multifuncionais. As salas multifuncionais de recursos possuem material pedagógico fornecido pelo governo federal – materiais direcionados a um número maior de patologias.
- A diferença entre uma sala normal de recursos e uma sala multifuncional de recursos é que esta segunda possui um suporte pedagógico maior, um melhor material pedagógico. Nós já solicitamos, ao Ministério da Educação, mais material pedagógico, para que sejam montadas mais salas multifuncionais de recursos - , conta Clarice.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
- 14/05/2025 13:23:08 Adote um Amigo de 4 Patas: feira de adoção e vacinação de volta ao Partage
Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
1405 17h51Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
1405 13h23Adote um Amigo de 4 Patas: feira de adoção e vacinação de volta ao Partage
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado