Notícia no detalhe
Secretarias se mobilizam para realizar casamento comunitário
O sonho de muitos casais está perto de ser realizado em Campos. Promovido pelas secretarias municipais de Justiça e Assistência Judiciária e de Família e Assistência Social em parceria com a Fundação Leão XIII para as isenções cartorais, a realização do casamento comunitário depende agora apenas dos trâmites legais para ter sua data marcada. Segundo o secretário municipal de Justiça e Assistência Judiciária, Gilmar Lemos, os 50 primeiros casais que se inscreverem em maio já foram encaminhados aos cartórios e o Ministério Público já está sendo consultado quanto à possibilidade de realizar a cerimônia matrimonial coletiva.
― Esperamos estar realizando em setembro o casamento comunitário, que tem uma importância muito mais abrangente do que apenas questões judiciárias. Antes de tudo, é uma ação de cidadania que já começou com a retirada de documentos pessoais pelos interessados em formalizar suas uniões e que não tinham uma certidão de nascimento, por exemplo. Depois, o outro benefício é de cunho previdenciário e também judicial, evitando ações de reconhecimento de união estável e facilitando o acesso aos direitos previstos em lei ― , lembrou Gilmar.
O casamento comunitário vai contemplar casais que não possuem condições de arcar com os custos de um casamento. O evento prevê a realização de cerimônia civil e culto ecumênico, com direito a bolo de casamento. As inscrições foram feitas nos oito pólos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), em que os casais estavam referenciados, e também na sede da Secretaria Municipal de Família e Assistência Social.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/05/2026 11:50:06 Fundecam orienta sobre documentação e critérios para acesso ao crédito
- 02/05/2026 11:06:28 Idosos terão programação especial pelo Dia das Mães no mês de maio
- 02/05/2026 10:48:32 Seduct aprimora planejamento e distribuição de materiais e insumos
- 02/05/2026 09:43:54 Palácio da Cultura recebe evento especial em homenagem ao Dia das Mães
- 02/05/2026 09:16:47 Campos marca presença no Workshop Índice da Mulher RJ
Fundecam orienta sobre documentação e critérios para acesso ao crédito
0205 11h06Idosos terão programação especial pelo Dia das Mães no mês de maio
0205 10h48Seduct aprimora planejamento e distribuição de materiais e insumos
0205 09h43Palácio da Cultura recebe evento especial em homenagem ao Dia das Mães
0205 09h16Campos marca presença no Workshop Índice da Mulher RJ
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















