Notícia no detalhe
Rosinha e Crivella assinam convênio para o Terminal Pesqueiro
A Prefeita Rosinha Garotinho recebeu nesta sexta-feira (06), na sede da Prefeitura, o Ministro da Pesca e Aqüicultura, Marcelo Crivella, além de técnicos da Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro (UFF-RJ). O ponto alto da reunião foi a assinatura de documento, partida para elaboração do projeto executivo da construção do Terminal Pesqueiro do Farol-Barra do Furado que, conforme assegurou o ministro, repassará R$ 11 milhões para execução. A prefeita e o ministro falaram sobre a importância da parceria entre os governos para tirar o projeto do papel, esperado há mais de 40 anos pelos pescadores.
O documento foi assinado pela Prefeita Rosinha, pelo Ministro Crivella e pelo engenheiro Orlando Longo, que representou a reitoria da UFF-RJ. Rosinha assinou como testemunha do acordo de cooperação técnica da UFF-RJ com o município, com o governo do Estado e com o governo federal, que participa do projeto através do Ministério da Pesca e Aqüicultura. O ministro recomendou aos técnicos da universidade que tomem o projeto básico do Terminal Pesqueiro, já elaborado pela Prefeitura de Campos e que, inclusive, já obteve a licença ambiental prévia, para dar celeridade ao projeto. “Quero retornar aqui dentro de quatro meses para assinar o convênio de operação do Terminal Pesqueiro”, anunciou Crivella.
Além do ministro e da prefeita, constaram no rol de autoridades o vice-prefeito e secretário de Saúde de Campos, Francisco Arthur de Oliveira, o Doutor Chicão; o secretário de Pesca e Aqüicultura de Campos, Carlos Henrique de Souza; o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe dos Santos Peixoto; o presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Edson Batista; o secretário de Agricultura do Estado, Henrique Monfort; a superintendência de Pesca do Ministério, Sueli Amaral; o presidente da Colônia de Pesca Z-19 no Farol de São Tomé, Rodolfo Ribeiro; e o presidente da Federação de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, José Bonifácio. Presidentes de Colônias de Pesca e de associações de pescadores, secretários e vereadores prestigiaram o ato.
A Prefeita Rosinha declarou que desde que fora governadora sonhava em construir um Terminal Pesqueiro para mudar a realidade do trabalho difícil e arriscado dos pescadores do Farol que, devido à falta de um terminal, há décadas se arriscam na entrada e saída do mar, com barcos puxados por tratores.
- Verificamos a oportunidade de instalar um complexo para também abrigar instalações de apoio à atividade offshore da Bacia de Campos. Cheguei a lançar a pedra fundamental, mas dependia do governo federal que, há época, não teve interesse. Quando assumi a prefeitura, verifiquei que construir um terminal com galpões e prédios não adiantaria, pois seria um paliativo, porque o tamanho dos barcos de pesca atual aumentaram e também o calado dos navios e o projeto teve de ser redimensionado. Quando o ministro Crivella assumiu, me ligou dizendo que estava à minha disposição em Brasília. Estive lá e apresentei o pedido do Terminal como parte do Complexo Logístico Industrial Farol-Barra do Furado para dar dignidade e proporcionar mais valor agregado à atividade da pesca artesanal - disse a Prefeita Rosinha.
O secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Felipe Peixoto e o ministro Crivelam fizeram menção à iniciativa da prefeita. “A Prefeita Rosinha poderia ter reservado uma área para grande empresa da indústria do petróleo, mas reservou e se empenhou até conseguir o projeto para um Terminal, que vai mudar a vida dos pescadores. Quero parabenizar à prefeita, porque este Terminal vai beneficiar pescadores, gerar mais empregos e trazer benefícios para a economia de Campos e de Quissamã”, declarou Felipe Peixoto.
O Ministro Crivella também falou da importância do empreendimento. “Quero dizer que Deus não me deu irmãos, mas me deu a Rosinha como irmã. Vejo nela a síntese da mulher virtuosa, como na minha mãe, na minha mulher e na minha filha. Sua luta pelo Terminal é importante, porque vai proporcionar dignidade e mudança na qualidade de vida dos pescadores do Farol e de Quissamã. Eles terão o gelo e o diesel na ponta do cais, terão a estrutura para preservar o peixe, sem ter que jogar o excesso fora. A estrutura deverá contar com o controle do preço do pescado, para ter o melhor aproveitamento do trabalho”, declarou o ministro.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 10:16:13 Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
- 15/05/2025 08:49:30 Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
- 15/05/2025 08:13:34 Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
- 15/05/2025 07:45:12 Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
1505 08h49Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
1505 08h13Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
1505 07h45Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
1405 18h36Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional