Notícia no detalhe
Prefeitura redefine fluxos contra violência e fará Simpósio
A Prefeitura está redefinindo os fluxos para enfrentamento às diversas formas de violência em Campos. Nesta quinta-feira (5), o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, representando o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, participou de reunião com o secretário de Família e Assistência Social, Geraldo Venâncio; com o presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), Thiago Ferrugem; além de assessores de cada órgão. O encontro pactuou a realização de um Simpósio contra a Violência, com palestras e oficinas, no início do próximo ano.
O objetivo, segundo o diretor, é, a partir do Simpósio, gerar um documento que contemple todos os atores envolvidos na questão, como saúde, educação, assistência social, Ministério Público, delegacia, Instituto Médico Legal (IML), Conselho Tutelar, Programa Fortale-Ser (da FMIJ) e Centro de Atendimento, Pesquisas e Estudos na Área das Violências Doméstica e Sexual (Capevi). “Queremos aumentar ainda mais a sensibilidade e encontrar os casos de forma mais rápida”, disse.
A medida visa dar continuidade ao trabalho já desenvolvido no município, por meio do Capevi, que garantiu a Campos o título de melhor experiência em vigilância da violência do Brasil, conquistado durante a 13ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), em outubro deste ano.
- O Ministério da Saúde reconheceu o trabalho diferenciado do Capevi e viu que é excelente essa união entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), em que promovemos um protocolo unificado para o atendimento a essas vítimas, com um excelente trabalho intersetorial. Essa é a única proposta de integração intersetorial no âmbito do acolhimento, notificação e atendimento dos casos de violência doméstica e sexual do interior do estado do Rio de Janeiro – afirmou Charbell.
O secretário afirma que as ações voltadas para esse assunto perpassam por diversas instâncias do governo e lembra que um dos papeis da Secretaria da Família e Assistência Social é configurar, cada vez mais, os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) como porta de entrada para o combate à violência.
- Infelizmente, em muitos lugares, ainda prevalece a ideia errada de que o pai, por ser o provedor daquela família, tem o direito de fazer qualquer coisa com aquelas pessoas que dependem dele. Por isso, o índice de violência doméstica ainda é muito alto – pontuou Venâncio.
O presidente da FMIJ ressaltou que o governo está empenhado em assistir as pessoas vítimas de violência. Ele destaca o trabalho do programa Fortale-Ser, que vem contribuindo para reestruturar e minimizar as consequências da violência e da exploração sexual em crianças e adolescentes. O trabalho é desenvolvido, através da integração das vítimas à sociedade e do fortalecimento delas e seus familiares. “A ideia do Simpósio é possibilitar a reflexão das pessoas e gerar consciência”, finalizou Ferrugem.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/01/2026 18:32:38 Festa de Santo Amaro 2026 terá programação religiosa e musical em Campos
- 08/01/2026 17:30:42 Educação reúne gestores escolares para alinhar ações do novo ano letivo
- 08/01/2026 17:11:08 Agricultura atua na desobstrução de estrada entre Murundu e Palmares após chuvas
- 08/01/2026 16:23:00 Iluminação Pública atua nos preparativos para a Tradicional Festa de Santo Amaro
- 08/01/2026 15:42:02 Secretaria de Meio Ambiente implanta pomares e bosques Urbanos no município
Festa de Santo Amaro 2026 terá programação religiosa e musical em Campos
0801 17h30Educação reúne gestores escolares para alinhar ações do novo ano letivo
0801 17h11Agricultura atua na desobstrução de estrada entre Murundu e Palmares após chuvas
0801 16h23Iluminação Pública atua nos preparativos para a Tradicional Festa de Santo Amaro
0801 15h42Secretaria de Meio Ambiente implanta pomares e bosques Urbanos no município
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
3IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
4Concurso contempla profissionais formados em Licenciatura em Educação do Campo
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral




















