Notícia no detalhe
Máquinas atuam em limpeza emergencial de canais
A Secretaria de Agricultura está realizando uma série de intervenções preventivas, a pedido da Defesa Civil Municipal, para desobstruir alguns canais e compotas que podem prejudicar a população no período de dezembro/janeiro, marcado pelas chuvas. Seis máquinas escavadeiras hidráulicas estão sendo utilizadas no Canal Cacomanga, Canal Quitinguta, Canal de Tócos, Parque Imperial e Parque Saraiva e, posteriormente, seguirão para as pontes do Canal dos Coqueiros, beneficiando uma série de bairros, localidades e comunidades rurais. A responsabilidade pelos canais é do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), mas o município está tomando medidas emergenciais para evitar que comunidades e propriedades rurais sofram consequências graves com a chuva.
De acordo com o secretário da pasta, Eduardo Crespo, na última segunda-feira (03), uma máquina foi enviada ao Canal Cacomanga, para realizar a limpeza das compotas que estavam obstruídas por conta das chuvas das últimas semanas. A desobstrução deve acontecer nos próximos dois dias e irá beneficiar os bairros Parque Esplanada, Pecuária, Julião Nogueira, Parque Leopoldina, Nova Brasília, Parque Corrientes, além da comunidade da margem da linha.
A partir desta quarta-feira (04), outras máquinas serão enviadas aos canais do Parque Imperial e Parque Saraiva, beneficiando todos os bairros adjacentes. O Canal de Tócos também é uma prioridade, já que a obstrução dele também afeta o Canal Campos-Macaé, que corta o Centro do Município. Outra máquina deve ser encaminhada esta semana para limpar as compotas.
O Canal Quitinguta também será beneficiado com os trabalhados de desobstrução realizados por uma das máquinas escavadeiras hidráulicas de longo alcance, ainda esta semana. O canal regula o Lagamar, em Farol de São Tomé, e também a comunidade de Marrecas, divisa com o município de São João da Barra. A limpeza da Ponte da Pataca e da Ponte do Nogueira, no Canal dos Coqueiros, também está dentro do cronograma da Secretaria de Agricultura. Segundo Eduardo, o trabalho deverá auxiliar a comunidade da Tira Gosto, o Parque Califórnia, Parque Jóquei Clube, Penha, Donana, Goitacazes, Parque Saraiva, até o Canal de Santo Amaro.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 10:52:23 Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
- 12/10/2025 10:34:12 Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
- 11/10/2025 20:46:21 Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
- 11/10/2025 17:04:40 Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
1210 10h34Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
1210 09h27Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
1110 20h46Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
1110 17h04Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município