Notícia no detalhe
Dia Mundial de Luta contra a Aids lembrada em Campos nesta 2ª
“O melhor medicamento contra a Aids é a prevenção”. A afirmação é do coordenador do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, Alexandre Sereno. Nesta segunda-feira (2), a Secretaria de Saúde está lembrando o Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado no dia 1º de dezembro.
A ação preventiva e de orientação, com oferta de Teste Rápido Diagnóstico (TRD), está sendo realizado em dois polos até às 18h. Um deles é a sede do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, localizado no Centro de Doenças Infecciosas e Parasitárias (Cdip), na Rua Primeiro de Maio. O segundo polo é no Centro de Saúde de Guarus Dr. Henrique Oliveira, no Jardim Carioca.
Segundo Sereno, o programa não realiza a campanha em único dia, mas o ano todo. Para o coordenador, o que mais preocupa enquanto saúde pública é a baixa procura das pessoas. “Os números de casos de Aids no município, este ano, está se mantando no mesmo patamar, se comparado com o mesmo período do ano passado. Este é um dado bastante preocupante, pois a procura espontânea da população pelos serviços ainda é muito baixa, por não querer saber do diagnóstico ou por preconceito da sociedade”, disse.
Também nesta segunda-feira, aconteceram panfletagem e distribuição de preservativos na entrada principal da Uenf. Para o técnico administrativo, Elisael Pereira Barros, 49 anos, o uso da camisinha é uma forma de se prevenir de uma doença que não tem cura. “A sociedade só tem que agradecer quando é orientada através de ações como esta”, comentou.
A secretaria será parceira com o Projeto de Extensão “Educação, Saúde e Cidadania: formação e atuação de agentes multiplicadores na Prevenção das DST/Aids” (Uenf), nesta segunda-feira, na Associação de Moradores da Vila dos Pescadores, em Farol de São Tomé, onde haverá uma palestra sobre HIV/Aids, distribuição de preservativos e Teste Rápido de Diagnóstico.
De terça (3) a quinta-feira (5) haverá entrega de preservativos e orientação para os pais de alunos da Creche Escola Felismindo Marques Barreto, na Vila dos Pescadores. Na quarta-feira (4), a equipe estará na Comunidade do Matadouro. “No dia 7 de dezembro, às 10h, os profissionais atuarão, mais uma vez, na Vila dos Pescadores, com distribuição de preservativos e folhetos explicativos, com o Grupo de Capoeira “Dê uma rasteira na Aids””, informou a assistente social do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, Maria Helena Barros.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 08:33:56 Espetáculo “Carukango” terá apresentações gratuitas sexta-feira e sábado
- 18/09/2025 08:26:21 Seduct marca presença em seminário sobre educação ambiental na Reserva Caruara
- 18/09/2025 08:14:29 Programa Municipal de Controle da Tuberculose realiza ação do Setembro Amarelo
- 18/09/2025 08:05:41 Banda Morada será a atração da 7ª edição do Adora Campos em outubro
- 17/09/2025 17:55:45 População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
Espetáculo “Carukango” terá apresentações gratuitas sexta-feira e sábado
1809 08h26Seduct marca presença em seminário sobre educação ambiental na Reserva Caruara
1809 08h14Programa Municipal de Controle da Tuberculose realiza ação do Setembro Amarelo
1809 08h05Banda Morada será a atração da 7ª edição do Adora Campos em outubro
1709 17h55População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles