Notícia no detalhe
Chuvas: em 7 horas choveu mais do que o previsto para um mês
A prefeita Rosinha Garotinho montou uma força tarefa para, com equipes e máquinas da Defesa Civil, Secretarias de Obras e Agricultura, a fim de amenizar os efeitos das chuvas que caíram durante o domingo (1) e a madrugada desta segunda-feira (2), provocando alagamentos em diversos pontos da cidade e região. Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde domingo (1º), em sete horas de chuvas ininterruptas, choveu 106,6 mm em Campos, quantidade de água que supera a prevista para um mês de chuva, que é de 105 mm.
- Nenhuma cidade do mundo suportaria tanta água, de uma só vez, sem alagar. Temos notícias de outros municípios que estão em situação mais grave, em estado de emergência. Tínhamos previsão de chuvas para a região – de moderadas a fortes – mas não imaginávamos que seriam tão intensas. Em Campos, para se ter uma ideia, na primeira meia hora de tempestade, choveu 33 mm. Todos os piscinões funcionaram e só não deram vencimento por causa da grande quantidade de água -, detalha o comandante da Defesa Civil Municipal, Henrique Oliveira.
Não há registros de desalojados e desabrigados no município, principalmente, porque com a construção de 5.426 casas do Programa Morar Feliz, famílias de áreas de risco já foram removidas. Hoje, a preocupação da Defesa Civil é com a Região do Imbé. “Também aumentou consideravelmente a quantidade de água descendo das cachoeiras, o que pode elevar o nível da Lagoa de Cima e, consequentemente, do rio Ururaí, causando ainda mais transtornos. Na última semana, a região sofreu com chuvas fortes, mas a previsão para hoje ainda é de chuva. No local, tivemos vários deslizamentos de terra, mas já temos homens e máquinas realizando os trabalhos necessários no Imbé”.
A previsão dos órgãos de meteorologia é que este verão será de dias de temperaturas altas, de mais de 42 graus, com chuvas atípicas, com grandes volumes de água na parte da tarde. Por isso, a Defesa Civil está em situação de alerta. “E tranquilizamos a população, porque temos equipes de diversas secretarias para atender quem precisar e a Defesa Civil está de plantão, podendo ser acionado pelos telefones 199 e 2738.600”, disse Henrique Oliveira.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/10/2025 20:46:21 Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
- 11/10/2025 17:04:40 Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
- 11/10/2025 11:46:15 Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
- 11/10/2025 08:32:37 Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
- 11/10/2025 08:23:22 Limpeza Pública prepara Jardim São Benedito para evento do Dia das Crianças
Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
1110 17h04Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
1110 11h46Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
1110 08h32Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
1110 08h23Limpeza Pública prepara Jardim São Benedito para evento do Dia das Crianças
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município