Notícia no detalhe
Creas III ganhará sede modelo do MDS
O secretário da Família e Assistência Social, Geraldo Venâncio, visitou esta semana a obra da nova sede do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) III, na Avenida José Alves de Azevedo. A unidade será um Creas Modelo, seguindo o padrão do Ministério do Desenvolvimento Social, com acessibilidade para idosos, gestantes e pessoas com deficiência e espaços compatíveis com os serviços ofertados pela Proteção Social Especial de média complexidade, que assegura privacidade e sigilo aos usuários. A previsão é que o funcionamento do Cras III seja transferida para a nova sede ainda em dezembro.
Campos conta com três Creas, centros de atendimento especializado a pessoas em situação de ameaça ou violação de direitos, como violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc. Na visita a obra, o secretário foi acompanhado pelas diretora de Proteção Social Especial (PSE), Ana Alice Alvarenga; pela chefe da PSE de Média Complexidade, Adriana Caetano, e pela diretora de Programas e Projetos, Irecy Damasceno, além de coordenações e profissionais dos Creas. Damasceno detalhou a obra:
“O Centro tem rampa de acesso na entrada, recepção, quatro salas de atendimentos, copa, banheiros masculino e feminino com acessibilidade, copa, uma sala multiuso, todos os espaços preconizados para garantir um adequado atendimento individual, familiar ou em grupo aos nossos usuários. O objetivo é adequar todos os Creas ao padrão do MDS, preferencialmente com funcionamento em imóvel próprio do município, como este Creas III”, contou.
Já a diretora de PSE lembrou que os serviços dos três Creas foram territorializados em agosto. “Descentralizamos os atendimentos para facilitar o acesso das pessoas aos serviços socioassistenciais protetivos. Mulheres vítimas de violência doméstica, por exemplo, agora podem buscar o atendimento no Creas de seu território, quando, antes, esse serviço estava concentrado no Cras III. Os três centros disponibilizam assistência psicológica, jurídica e serviços que ampliem as chances dos usuários reconstruírem a vida e, para a inclusão social e proteção social das famílias, a territorialização é fundamental”, explicou Ana Alice Alvarenga.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 08:33:56 Espetáculo “Carukango” terá apresentações gratuitas sexta-feira e sábado
- 18/09/2025 08:26:21 Seduct marca presença em seminário sobre educação ambiental na Reserva Caruara
- 18/09/2025 08:14:29 Programa Municipal de Controle da Tuberculose realiza ação do Setembro Amarelo
- 18/09/2025 08:05:41 Banda Morada será a atração da 7ª edição do Adora Campos em outubro
- 17/09/2025 17:55:45 População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
Espetáculo “Carukango” terá apresentações gratuitas sexta-feira e sábado
1809 08h26Seduct marca presença em seminário sobre educação ambiental na Reserva Caruara
1809 08h14Programa Municipal de Controle da Tuberculose realiza ação do Setembro Amarelo
1809 08h05Banda Morada será a atração da 7ª edição do Adora Campos em outubro
1709 17h55População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles