Notícia no detalhe
Fazenda: Encerrado prazo de adesão ao Refis 2013
Terminou nesta sexta-feira (29) a prorrogação do prazo para adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis- 2013), no qual os contribuintes com débitos em impostos em atraso (IPTU e ISS) até o exercício de 2012 puderam obter redução de multas e de juros, em faixas que vão de 10% a 100%, dependendo do valor e do número de parcelas a definidas para quitar a dívida e colocar a situação do imóvel em dia. Apesar da oportunidade concedida pela Prefeitura ter sido iniciada desde julho com prazo até 30 de setembro, e ter sido prorrogado até 29 de novembro, muitos contribuintes deixaram para comparecer na sede da Secretaria de Fazenda nestes últimos dias do prazo.
Devido ao grande número de contribuintes que foram ao órgão nos últimos dias para colocar a situação dos imóveis em dia, o secretário de Fazenda, Walter Jobe e o subsecretário, Márcio Queiróz Morales, cuidaram pessoalmente de elaborar uma estratégia de atendimento para evitar transtornos e o funcionamento ocorreu dentro da normalidade, apesar de um fluxo superior a 1500 pessoas/dia. Para funcionar bem nos últimos dias de grande público, todo efetivo foi direcionado para atendimento ao público.
- Organizamos o atendimento na recepção com a triagem e distribuição de senhas periodicamente, de forma que o contribuinte pudesse ter noção do que deveria apresentar na hora do atendimento. Desta forma, aqueles que estavam sem a documentação necessária, poderiam ir buscar e voltar em tempo para atendimento. Pessoas idosas ou com deficiência, tiveram uma sala para o atendimento prioritário. Durante o tempo de espera, embora no ambiente refrigerado, disponibilizamos centenas de garrafas de água mineral e cafezinho -, destacou o secretário de Fazenda, Walter Jobe.
O subsecretário completa: “No lado de fora, em frente ao prédio, mantivemos uma ambulância com equipe de pronto atendimento. Apesar do grande número de pessoas, todo atendimento foi feito dentro da normalidade”, detalhou o subsecretário Márcio Queiróz.
Na saída da Secretaria de Fazenda, as declarações evidenciavam a satisfação do público com a qualidade do atendimento. "Fui muito bem atendida. As guardas municipais foram muito educadas e gentis com todos na fila. Elas tiravam as pessoas que têm direito à prioridade. Como estou recém-operada dos joelhos, uma guarda me tirou da fila e me levou para a sala da prioridade. Colocaram água mineral à vontade e cafezinho para todo mundo. Vim na primeira vez e não me deixaram esperar na fila à toa. Me informaram o que eu precisava trazer. Ao retornar, minha filha pensou que eu ia demorar muito para ser atendida e saiu para agilizar outras coisas, mas fui atendida em 10 minutos e estou voltando aqui para dentro para aguardar ela sentada porque aqui fora está calor e do lado de dentro está geladinho e posso ficar sentada”, declarou Maria da Conceição de Souza Cabral, moradora de Ururaí, que colocou o IPTU em dia.
- Peguei a senha e saí para resolver outros problemas aqui mesmo no Centro. Retornei e já vou ser chamada. A moça me ofereceu a garrafa de água mineral e, depois, tomei cafezinho. Estou muito satisfeita. Vim acertar dados do IPTU porque o meu nome está trocado no carnê e vou ficar com o valor atualizado”, declarou dona Ilídia Campos da Cunha, moradora no Parque Solar da Penha, no bairro da Penha.
- O atendimento está bom, apesar de ter muita gente aqui. Fui bem orientado, estive depois na Procuradoria e tudo está encaminhado de forma que espero estar logo com a situação do imóvel em dia -, disse o comerciante Salvador Cabral.
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