Notícia no detalhe
Programa quer triplicar produção de leite do pequeno produtor
Triplicar a produção de leite nas propriedades de pequenos produtores rurais. O desafio é estabelecido como meta principal do Programa Kit “Mais Leite”, que foi apresentado aos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Comudes) e no Conselho Municipal de Agricultura, sendo aprovado por unanimidade.
O programa conta com apoio de Emenda Parlamentar do deputado federal, Anthony Garotinho, que obteve sucesso na liberação de recursos no Executivo Federal na ordem de R$ 580 mil e terá, ainda, a contrapartida da Secretaria Municipal de Agricultura, na aquisição dos equipamentos, materiais, exames dos animais e demais custas com assistência agronômica, zootécnica e veterinária para triplicar a produção de produtores de até 50 litros/dia. Outros benefícios constam do programa como, acesso à linha de crédito do Programa Mais Leite e consultoria do Sebrae para comercialização do leite e derivados.
O Kit Mais Leite compreende a instalação de Unidades Modelos de Disseminação de Tecnologias, dotadas de resfriador de leite, botijões de sêmen de matizes leiteiras de qualidade resfriados em nitrogênio, além de ponto de apoio para melhoramento genético, com serviços gratuitos de médicos veterinários, vacinadores e doação de vacinas.
A Unidade é montada em estrutura modular, formada por containeres e quando o projeto estiver consolidado, funcionará como incubadoras para dois produtores rurais cada, conforme explica o secretário municipal de Agricultura, Eduardo Crespo.
- Nossa estimativa é a de que o apoio do deputado federal Anthony Garotinho seja imprescindível na contribuição de aporte financeiro para que possamos implementar uma Unidade do Projeto Kit Mais Leite em cada uma das sete ADRs (Agência de Desenvolvimento Rural de Campos), que vão funcionar como unidades modelos. Certamente que a partir da demonstração dos serviços prestados aos pequenos produtores e agricultores do Programa da Agricultura Familiar (nos Assentamentos Rurais do Incra assistidos pela Prefeitura), outros produtores vão se interessar pelas novas práticas de manejo do rebanho e técnicas que vamos apresentar para o melhoramento genético do rebanho leiteiro, que multiplicará o volume de leite de cada pequeno produtor - detalhou Eduardo Crespo.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 10:52:23 Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
- 12/10/2025 10:34:12 Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
- 11/10/2025 20:46:21 Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
- 11/10/2025 17:04:40 Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
1210 10h34Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
1210 09h27Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
1110 20h46Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
1110 17h04Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município