Notícia no detalhe
CCZ orienta sobre manuseio de caramujos africanos
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continua orientando a população quanto aos cuidados no manuseio de caramujos africanos encontrados livres no ambiente. O órgão faz a aplicação de veneno para os moluscos mediante solicitação da população. No entanto, a manutenção das casas limpas e sem locais propícios para a reprodução dos caramujos deve ser feita pelos moradores, como informa o diretor do CCZ, Cesar Salles.
O diretor esclarece que no Brasil não há registro de nenhum caso de doença provocada por caramujo africano, com base em estudos da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). Mesmo assim, é preciso todo o cuidado ao manuseá-lo.
- Esses moluscos não devem ser ingeridos. Dentro de casa, os moradores podem fazer a catação manual com as mãos protegidas com luvas ou sacos plásticos. Este procedimento pode ser realizado nas primeiras horas da manhã ou à noitinha, horários em que os caramujos estão mais ativos e é possível coletar maior quantidade. O sal não é recomendado, porque seu uso em excesso prejudica o solo e o plantio – explicou Cesar Salles.
O diretor acrescenta que após a catação, os moluscos devem ser esmagados, cobertos com cal virgem e enterrados. Outras opções são jogar água fervente num recipiente para matar os caramujos recolhidos ou incinerar, desde que estes procedimentos sejam realizados com segurança. “Nos próximos dias, tão logo pare de chover, vamos aplicar o veneno na Rua Conselheiro Tomás Coelho, onde foi registrada presença desses caramujos”, disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/05/2026 19:42:45 Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
- 25/05/2026 19:28:26 Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae abrem a Semana do MEI 2026
- 25/05/2026 19:17:11 GCM aborda motociclista pilotando de forma irregular e conduz a 146º DP
- 25/05/2026 18:26:51 Mutirão de limpeza no Canal Rio Branco vai melhorar drenagem em bairros de Guarus
- 25/05/2026 18:08:42 Escola do Consumidor em escola de Ururaí nesta terça-feira pelo Prefeitura em Ação
Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
2505 19h28Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae abrem a Semana do MEI 2026
2505 19h17GCM aborda motociclista pilotando de forma irregular e conduz a 146º DP
2505 18h26Mutirão de limpeza no Canal Rio Branco vai melhorar drenagem em bairros de Guarus
2505 18h08Escola do Consumidor em escola de Ururaí nesta terça-feira pelo Prefeitura em Ação
Gabaritos das provas do concurso para Educação de Campos são liberados
2Ponte Barcelos Martins: Saque-Calamidade liberado para trabalhadores de Guarus
3Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
4Provas do concurso público da educação de Campos aplicadas neste domingo
5Inscrições online para processo seletivo da Assistência Social já estão abertas
6Concurso da Educação tem grande adesão e reforça confiança na rede pública





















