Notícia no detalhe
Secretário alerta mulheres vítimas de violência
Nesta segunda-feira, 25 de novembro, Dia Internacional de Luta contra a Violência à Mulher, o secretário da Família e Assistência Social, Geraldo Venâncio, falou da preocupação do município com a subnotificação dos casos de agressões. Os dados são paradoxais, uma vez que, até outubro, somente o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) III registrou o acompanhamento de 56 mulheres em situação de violência doméstica, enquanto a Casa Abrigo Benta Pereira, este ano, não teve sequer uma vítima abrigada na unidade.
- A violência contra a mulher tem características peculiar, porque, em geral, os agressores estão dentro das casas das vítimas. Verificamos a necessidade de um trabalho integrado para informar essas vítimas sobre seus direitos, sobre os serviços que elas podem buscar no momento da agressão e para que a rede socioassistencial possa, de fato, auxiliá-las a vencer o medo e denunciar dos agressores -, declara Venâncio.
Entre as medidas já tomadas pela Secretaria da Família e Assistência Social para o enfrentamento à violência contra a mulher, o secretário destaca a descentralização, a partir de julho deste ano, do atendimento às mulheres vítimas de violência. “Antes, esse atendimento era centralizado no Creas III, conhecido como Creas Mulher. Agora, atendimento é territorializado e prestado nos três Creas do município, que passam a ser porta de entrada para atendimentos a vítimas de violência, o que facilita o acesso dessas vítimas a serviços de assistência jurídica, psicológica e social, entre outros”.
O secretário cita, ainda, um projeto novo: “Estamos preparando um projeto, a ser desenvolvido com a Secretaria de Saúde, no sentido de disponibilizar um prontuário específico para casos de violência contra mulheres e crianças. O objetivo é que o registro, em prontuário médico das lesões, apresentado perante a Justiça tenha efeito de exame pericial. Isso representaria um avanço, à medida que facilitaria a denúncia e reduziria o atual e alto índice de subnotificação das agressões”, contou o secretário Geraldo Venâncio, lembrando, também, que “quem ama não bate”.
Veja aqui os bairros do território de cada um dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) de Campos.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 08:49:30 Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
- 15/05/2025 08:13:34 Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
- 15/05/2025 07:45:12 Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
1505 08h13Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
1505 07h45Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
1405 18h36Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional