Notícia no detalhe
Dentista do Bem atende crianças e adolescentes no Cras de Ururaí
A Turma do Bem (TdB), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que gerencia a maior rede de dentistas voluntariados do mundo, levou o projeto Dentista do Bem ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Ururaí, na tarde desta terça-feira (19). O projeto oferece tratamento odontológico gratuito e continuado a jovens de 11 a 17 anos de idade, cujas famílias não têm condições de pagar pelo serviço.
O secretário da Família e Assistência Social, Geraldo Venâncio, acompanhou o trabalho da equipe de especialistas, supervisionado pelo coordenador regional do Dentista do Bem, o ortodontista Maurício Ribeiro.
Sessenta e nove crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras de Ururaí passaram pela triagem, com a avaliação da situação socioeconômica e exame visual não invasivo das condições bucais de cada um. As fichas com estas informações são enviadas para a Oscip Turma do Bem, que faz a avaliação de cada caso, priorizando o atendimento aos jovens mais carentes, com problemas bucais mais complexos e mais próximos de conseguir o primeiro emprego.
- Isso não implica que os jovens com menos idade não sejam escolhidos ou incluídos na lista de espera de até um ano, por uma vaga. O objetivo do projeto é trabalhar com cada jovem, até que ele complete 18 anos ou consiga seu primeiro emprego. Seguimos estes critérios de prioridade, porque verificamos que muitos jovens não conseguem ingressar no mercado formal de trabalho em função de problemas odontológicos, como por apresentar dentes cariados ou pela falta de dentes. Sabemos que, além de uma questão de saúde, problemas bucais podem comprometer a aparência da pessoa, influenciando na hora de uma entrevista de emprego, por exemplo - disse o coordenador do Dentista do Bem.
O secretário Geraldo Venâncio parabenizou a equipe, pelo trabalho. “Não se trata de apenas um atendimento preventivo. São profissionais especializados, bucomaxilos, ortodontistas, até implantodontistas, dentistas que atendem crianças e adolescentes carentes em seus próprios consultórios, realizando desde obturações até tratamentos de canais, colocação de aparelhos implantes e mais”, disse.
- Um Dentista do Bem, inclusive, direciona o paciente para outro, quando o tratamento exige outra especialidade. Não são simples atendimentos. São tratamentos completos, com total acompanhamento. O projeto é louvável e um grande exemplo de promoção de cidadania para esses jovens - destacou o secretário.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa