Notícia no detalhe
Visitas técnicas a aeroportos ajudam a definir modelo em Campos
O processo de transição da municipalização do Aeroporto Bartolomeu Lizandro, em Campos, continua em andamento, com cumprimento de etapas, que implicam no conhecimento dos bens patrimoniais, efetivo pessoal, equipamentos, entre outros, bem como entendimentos e definição sobre destinação dos ativos e passivos. Também como parte deste processo, a Prefeitura tem buscado conhecer de perto o funcionamento dos aeroportos que recentemente tiveram a administração entregue à iniciativa privada.
O secretário municipal de Desenvolvimento e Turismo, Wainer Teixeira, conheceu na semana passada o modelo de concessão do Aeroporto Itamar Franco, em Juiz de Fora (MG), um dos casos de experiência positiva após concessão. “Fui recebido no aeroporto pelo gerente Cirilo Magno para conhecer detalhes do modelo de concessão diferenciado dos demais que conhecemos. O modelo de concessão é misto, ou seja, a gestão é compartilhada entre Prefeitura e iniciativa privada. Verifiquei tratar-se de modelo de administração consolidado como experiência positiva na gestão de aeroporto – disse Wainer Castro.
Já o diretor de Indústria e Comércio da secretaria, Felipe Knust, esteve reunido com gestores do Grupo Libra Aeroportos, que administra o Aeroporto de Cabo Frio. Durante reunião com o diretor operacional do aeroporto, Jorge Schettini, com o diretor de Projetos Especiais, Francisco Domingues, e com o gerente comercial, Luiz Araripe Macedo, conheceu detalhes do modelo de concessão cuja administração é feita exclusivamente pela iniciativa privada e com foco no transporte de passageiros, vôos charters (cargas e passageiros), com fluxo intenso para Argentina e Chile, no período do Verão.
- Percebi que o grande fluxo de cargas tem motivação na Bacia de Campos e, agora, também na Bacia de Santos, por causa do avanço das atividades do pré-sal. Colhemos informações sobre os modelos de editais de licitação para as concessões feitas nos principais aeroportos do estado de São Paulo, como o de Viracopos (Campinas), o de Barretos, entre outros. Estamos coletando informações para encaminhar à Procuradoria Geral do Município, para embasar o modelo do processo de licitação do Aeroporto Bartolomeu Lizandro de Campos - concluiu Felipe Knust.
A capacidade anual do Bartolomeu Lisandro é de 50.000 passageiros. O aeroporto tem grande área para expansão, além da atual área de 949.114,04 m², que será acrescida, já que a Prefeitura de Campos, com visão futurista, já providenciou o processo de desapropriação de mais uma área contígua para futuras instalações para cargas, hangar e a ampliação da Estação de Passageiros atual, que mede 959 m² e estacionamento com 50 vagas, mas com área livre para até triplicar o número de vagas.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/10/2025 20:46:21 Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
- 11/10/2025 17:04:40 Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
- 11/10/2025 11:46:15 Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
- 11/10/2025 08:32:37 Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
- 11/10/2025 08:23:22 Limpeza Pública prepara Jardim São Benedito para evento do Dia das Crianças
Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
1110 17h04Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
1110 11h46Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
1110 08h32Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
1110 08h23Limpeza Pública prepara Jardim São Benedito para evento do Dia das Crianças
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
3Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
4CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
5Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município