Notícia no detalhe
Guardas concluem treinamento com armas não-letais
A Guarda Civil Municipal (GCM) concluiu na tarde desta quarta-feira (06) o treinamento para a utilização de armas não-letais. Esta foi a terceira turma, com 30 guardas, que aprenderam na aula teórica e prática, as técnicas para o manuseio da arma de condutividade elétrica M26, também conhecida como “Taser”. O treinamento foi ministrado pelo subtenente da Polícia Militar, Elízio Campanhão, na sede do Grupamento de Ações Especiais (GAE), no Ceasa.
Os treinamentos aconteceram nos dias 31 de outubro, 1º de novembro e na tarde desta quarta-feira (06), onde cerca de 70 guardas foram qualificados. De acordo com o instrutor, essas armas são utilizadas somente quando o infrator oferece resistência durante a abordagem.
Elízio Campanhão explicou que a Taser utiliza uma descarga elétrica pequena, que não oferece riscos. Ela pode ser usada tanto em contato direto, quanto em disparos de até 10 metros de distância, através de dois dardos conectados em um fio de aço que são fixados na pessoa. “Essa arma atinge a parte sensorial e motora do cérebro, fazendo com que o possível infrator perca o comando do corpo por apenas cinco segundos, tempo o suficiente para a ação do guarda”, disse.
Segundo o chefe do setor de escala da GCM, Genivaldo Lisboa, a utilização da arma oferece maior segurança ao guarda, sem que o infrator sofra danos físicos. Além dos guardas qualificados neste último treinamento, outros 81 já receberam as instruções em 2011 e 2012 e também estão aptos para a utilização da Taser.
As armas e todos os complementos chegaram a Campos em junho de 2011 vindos da Secretaria Nacional de Segurança, ligada ao Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Últimas Notícias adicionadas
- 19/12/2025 13:44:03 Coral dos servidores da Secretaria de Educação é lançado em celebração natalina
- 19/12/2025 13:37:11 Natal Social na Cidade da Criança é adiado devido ao mau tempo
- 19/12/2025 12:24:10 Defesa Civil participará de curso de salvamento e resgate em áreas montanhosas
- 19/12/2025 09:45:17 Tiee comandará o Show da Virada em Farol de São Tomé
- 19/12/2025 09:38:57 CapacitAgro forma mais de 1.300 alunos em 2025 e amplia oportunidades
Coral dos servidores da Secretaria de Educação é lançado em celebração natalina
1912 13h37Natal Social na Cidade da Criança é adiado devido ao mau tempo
1912 12h24Defesa Civil participará de curso de salvamento e resgate em áreas montanhosas
1912 09h45Tiee comandará o Show da Virada em Farol de São Tomé
1912 09h38CapacitAgro forma mais de 1.300 alunos em 2025 e amplia oportunidades
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
6Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez




















