Notícia no detalhe
Guardas concluem treinamento com armas não-letais
A Guarda Civil Municipal (GCM) concluiu na tarde desta quarta-feira (06) o treinamento para a utilização de armas não-letais. Esta foi a terceira turma, com 30 guardas, que aprenderam na aula teórica e prática, as técnicas para o manuseio da arma de condutividade elétrica M26, também conhecida como “Taser”. O treinamento foi ministrado pelo subtenente da Polícia Militar, Elízio Campanhão, na sede do Grupamento de Ações Especiais (GAE), no Ceasa.
Os treinamentos aconteceram nos dias 31 de outubro, 1º de novembro e na tarde desta quarta-feira (06), onde cerca de 70 guardas foram qualificados. De acordo com o instrutor, essas armas são utilizadas somente quando o infrator oferece resistência durante a abordagem.
Elízio Campanhão explicou que a Taser utiliza uma descarga elétrica pequena, que não oferece riscos. Ela pode ser usada tanto em contato direto, quanto em disparos de até 10 metros de distância, através de dois dardos conectados em um fio de aço que são fixados na pessoa. “Essa arma atinge a parte sensorial e motora do cérebro, fazendo com que o possível infrator perca o comando do corpo por apenas cinco segundos, tempo o suficiente para a ação do guarda”, disse.
Segundo o chefe do setor de escala da GCM, Genivaldo Lisboa, a utilização da arma oferece maior segurança ao guarda, sem que o infrator sofra danos físicos. Além dos guardas qualificados neste último treinamento, outros 81 já receberam as instruções em 2011 e 2012 e também estão aptos para a utilização da Taser.
As armas e todos os complementos chegaram a Campos em junho de 2011 vindos da Secretaria Nacional de Segurança, ligada ao Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Últimas Notícias adicionadas
- 19/05/2025 18:22:47 Projeto “A criança pede” com ações pelo Maio Laranja nesta terça
- 19/05/2025 17:24:14 Campos sedia encontro de secretários de Educação do Norte e Noroeste Fluminense
- 19/05/2025 16:59:24 Prefeito inaugura hoje obras do programa Bairro Legal no Jardim das Acácias
- 19/05/2025 15:54:35 Slake Surf Classic 2025 com altas ondas neste fim de semana na Praia do Farol
- 19/05/2025 14:11:23 CadÚnico: Distribuição para Mutirão de Atualização de Travessão nesta terça-feira
Projeto “A criança pede” com ações pelo Maio Laranja nesta terça
1905 17h24Campos sedia encontro de secretários de Educação do Norte e Noroeste Fluminense
1905 16h59Prefeito inaugura hoje obras do programa Bairro Legal no Jardim das Acácias
1905 15h54Slake Surf Classic 2025 com altas ondas neste fim de semana na Praia do Farol
1905 14h11CadÚnico: Distribuição para Mutirão de Atualização de Travessão nesta terça-feira
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa