Notícia no detalhe
Grupamento Ambiental resgata tatu e filhote de cachorro do mato
O Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) resgatou na tarde desta segunda-feira (4) um tatu e um filhote de cachorro do mato. Os animais foram encontrados nas imediações da Coagro e na Ponte do Canal Coqueiros, respectivamente. De acordo com o comandante Márcio Barbosa, será realizada uma triagem com veterinários da Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), para posteriormente, os animais serem soltos em um local apropriado.
Segundo Barbosa, tatu é uma das espécies mais resgatadas pelo Grupamento Ambiental, assim como cobras e gambás. Já o cachorro do mato é o primeiro, em um ano e meio, encontrado vivo. “Estes animais vêm para a área urbana geralmente em caminhões de cana, além das características da nossa região, propícias ao aparecimento destas espécies selvagens. É importante destacar que se não forem resgatados por profissionais capacitados, estes animais podem representar perigo para a população”, alertou o comandante.
Barbosa disse ainda, que em casos de mordidas ou arranhões, a pessoa deve lavar o local atingido com água e sabão e imediatamente procurar o Hospital Ferreira Machado (HFM), para tomar uma vacina antitetânica. “Nestes casos, nós ainda encaminhamos esses animais ao CCZ, onde eles são deixados em quarentena e submetidos a alguns exames para detectar possíveis doenças”, disse.
O comandante informou que se algum animal selvagem for encontrado, as pessoas podem entrar em contato com o órgão, através do telefone 153 ou pelo (22) 2725-6483 e uma equipe será encaminhada ao local.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 08:33:56 Espetáculo “Carukango” terá apresentações gratuitas sexta-feira e sábado
- 18/09/2025 08:26:21 Seduct marca presença em seminário sobre educação ambiental na Reserva Caruara
- 18/09/2025 08:14:29 Programa Municipal de Controle da Tuberculose realiza ação do Setembro Amarelo
- 18/09/2025 08:05:41 Banda Morada será a atração da 7ª edição do Adora Campos em outubro
- 17/09/2025 17:55:45 População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
Espetáculo “Carukango” terá apresentações gratuitas sexta-feira e sábado
1809 08h26Seduct marca presença em seminário sobre educação ambiental na Reserva Caruara
1809 08h14Programa Municipal de Controle da Tuberculose realiza ação do Setembro Amarelo
1809 08h05Banda Morada será a atração da 7ª edição do Adora Campos em outubro
1709 17h55População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles