Notícia no detalhe
PSE entrega mais de 2.600 óculos a crianças
Através do Programa Saúde na Escola, a Prefeitura de Campos entregou 2.600 óculos, reafirmando que saúde e educação são prioridades. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Chicão, desde 2010, o programa já realizou mais de 174 mil atendimentos em três anos. O programa vem ajudando a fazer a busca ativa de patologias que, muitas vezes, nem os pais das crianças tinham conhecimento. Esta semana, o PSE está no Colégio Estadual Thiers Cardoso, no Parque Tarcísio Miranda.
- O PSE visa realizar ações de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e informados sobre o autocuidado em saúde. Além desta proposta, o programa desenvolve ações de assistência à saúde dos educandos - informou Dr. Chicão, acrescentando que o PSE foi instituído em 12 de outubro de 2009, por meio do decreto municipal 305/2009.
A partir de 31 de julho de 2013, foi assinado um termo de adesão junto ao Ministério da Saúde, pactuando ações do programa em 38 escolas do município: cinco estaduais, seis creches e 27 municipais, totalizando o atendimento a 16.283 educandos, num período de 12 meses.
As ações compreendem palestras educativas com temas enfocando educação e saúde (tabagismo, álcool, alimentação saudável, cultura de paz e DSTs/AIDS), avaliação antropométrica (peso, altura e avaliação do IMC), avaliação da saúde bucal, avaliação da acuidade visual, avaliação auditiva, atualização do calendário vacinal, orientação aos docentes quanto à saúde auditiva, à aferição de pressão, controle do índice glicêmico e atendimento médico e odontológico.
Todas as informações são registradas e enviadas ao Ministério da Saúde através da página do Programa/Sistema e-SUS. Todos os educandos que apresentarem alterações em, pelo menos, uma das ações são monitorados pela Equipe Especial do Programa Saúde na Escola.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
- 18/07/2025 16:19:27 Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
- 18/07/2025 16:09:49 “Vem pro Jardim”: nova edição do projeto neste domingo no Jardim São Benedito
- 18/07/2025 14:59:09 Prefeito Wladimir assina termo de cooperação técnica com a PRF
Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
1807 16h19Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
1807 16h09“Vem pro Jardim”: nova edição do projeto neste domingo no Jardim São Benedito
1807 14h59Prefeito Wladimir assina termo de cooperação técnica com a PRF
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda