Notícia no detalhe
Programa Bolsa Família comemora 10 anos
Nesta quarta-feira (30), dia em que se comemora o 10º ano de existência do Programa Bolsa Família (PBF), o secretário da Família e Assistência Social, Geraldo Venâncio, visitou a sede do programa, para acompanhar o atendimento aos usuários.
O PBF é um programa federal de transferência de renda, gerenciado pelos municípios. Em Campos, o funcionamento do programa foi reformulado neste segundo semestre. Atualmente, 28.211 famílias, com renda per capita de até R$ 140, estão cadastradas no Bolsa Família.
O secretário verificou os dados de inclusão, recadastramento e recursos apresentados pela diretora de Transferência de Renda, Roberta Moura; e pela gerente municipal do Bolsa Família, Flávia Comelli.
- Fizemos modificações que agilizaram o serviço. Com a nova organização, temos espaço privativo para ouvir o usuário, atendimento diferenciado para gestantes e pessoas com deficiência, setor de triagem, para quem quer saber da situação do benefício; setor de recadastramento, pois cada usuário deve se recadastrar de dois em dois anos; e setor de recurso, para informar mudanças de município, por exemplo. Reduzimos o tempo de atendimento, melhoramos as condições de trabalho e elevamos a qualidade do atendimento - contou Flávia.
Suelem Fidélis, 25 anos, do Novo Eldorado, confirma as melhorias. “Tenho dois filhos, um de 3 anos e agora esta, de um mês. Estou sendo muito bem atendida aqui. Acho que o Bolsa Família é muito importante para as pessoas mais sacrificadas”, disse.
A usuária Adriana Soares, 34 anos, moradora de Travessão, concorda. “Vim fazer o recadastramento. O atendimento está ótimo. Acho que este benefício é fundamental, ajudando a manter meus filhos, de 14 e 16 anos na escola e ajudando a mim e meu marido na renda da família”, afirmou a dona de casa.
- A existência ininterrupta de um programa já aponta sua importância. O Bolsa Família se destaca por seus critérios para o recebimento do benefício, com condicionalidades relacionadas à educação e à saúde, que devem ser cumpridas rigorosamente pelos usuários – ressaltou o secretário da Família e Assistência Social.
Ele cita como exemplo, o cumprimento do calendário vacinal de crianças de 0 a 6 anos e 11 meses, a agenda de pré-natal de gestantes e a manutenção na escola dos filhos com idades de 7 a 17 anos e 11 meses. “Em Campos, reduzimos o tempo de atendimento, intensificamos o acompanhamento aos usuários com mais visitas domiciliares e atingimos a satisfação dos usuários com o programa”, ressaltou Venâncio.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/03/2026 18:28:30 Agentes de Combate às Endemias começam a ser vacinados contra a dengue
- 13/03/2026 17:53:18 Terceira Idade encerra programação pelo Dia das Mulheres com evento no Tamandaré
- 13/03/2026 15:35:48 Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
- 13/03/2026 15:01:57 Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
- 13/03/2026 12:38:31 Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
Agentes de Combate às Endemias começam a ser vacinados contra a dengue
1303 17h53Terceira Idade encerra programação pelo Dia das Mulheres com evento no Tamandaré
1303 15h35Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
1303 15h01Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
1303 12h38Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















