Notícia no detalhe
Segurança: número de ciclistas acidentados cai 70%
O índice de pacientes vítimas de acidentes ciclísticos atendidos no Hospital Ferreira Machado (HFM), que recebe todos os casos graves de trauma de toda região, caiu em quase 70% nos últimos cinco anos, segundo levantamento feito pela unidade hospitalar.
Em 2008 foram 1.799 pacientes vítimas de acidentes envolvendo bicicletas, que receberam atendimento no HFM. Ao longo dos últimos anos esses números vêm apresentando uma queda importante. Em 2009 foram 1.385. No ano de 2010, os registros dão conta de 990. Em 2011, nova queda para 817. Em 2012, o número de acidentes ciclísticos de pacientes que deram entrada no HFM ficou em 607, o menor registrado nos últimos 10 anos.
— A população pode contar com a qualidade dos serviços do Hospital Ferreira Machado, mas o ideal é quando vemos um trânsito menos violento, com esta redução significativa dos casos envolvendo ciclistas — disse o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), José Manuel Moreira.
Com o Programa Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta, criado em 2004 pelo Ministério das Cidades, o número de municípios que apresentam algum tipo de via para bicicleta passou de 99 para 276. Se antes eram 600 quilômetros de ciclovias, agora já são 2505.
De acordo com dados do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), o município de Campos conta com mais de 32 km de ciclovia e ciclofaixas, que vêm sendo utilizados por ciclistas diariamente, com mais segurança no trânsito. "Em 2009, tínhamos 16 quilômetros de ciclovias e, quando concluir a obra da RJ-216, serão 45 quilômetros. Temos um projeto programado para começar a ser implantado, a partir do ano que vem, de mais 20 quilômetros. Temos tomado várias medidas na área da mobilidade urbana que estão reforçando a segurança no trânsito, principalmente, para ciclistas e pedestres, dando segurança aos que estão mais vulneráveis. Além disso, temos criado vagas para idosos e motociclistas, feito mudança no sentido de ruas, melhorando o fluxo, o que automaticamente reflete no bem-estar de todos", informa o presidente do IMTT, Álvaro Oliveira.
Leia mais AQUI:
Últimas Notícias adicionadas
- 13/03/2026 08:31:59 Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
- 13/03/2026 08:23:05 Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
- 13/03/2026 08:14:17 Parceria com 2ª Cia de Infantaria para implantar Projeto Forças no Esporte
- 13/03/2026 08:09:24 AdoleScER com o Cinema: oficina audiovisual na EM Guiomar Ramos
- 12/03/2026 18:11:52 Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
1303 08h23Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
1303 08h14Parceria com 2ª Cia de Infantaria para implantar Projeto Forças no Esporte
1303 08h09AdoleScER com o Cinema: oficina audiovisual na EM Guiomar Ramos
1203 18h11Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















