Notícia no detalhe
Dia Nacional do Livro: Campos tem motivos para comemorar a data
Campos tem muito que comemorar no Dia Nacional do Livro, que é comemorado nesta terça-feira (29), pois abriga a maior Biblioteca Municipal do interior do Estado do Rio de Janeiro. O acervo do espaço, que recebe o nome do campista Nilo Peçanha, é composto por 20 mil livros, sendo uma importante fonte de pesquisa para toda população.
Mesmo com a era das novas tecnologias, a vigilante Monique Vieira da Silva, de 25 anos, prefere os livros ao computador. Para ela, a leitura tradicional é emocionante e faz o leitor viajar no mundo da fantasia. “Eu tenho alguns livros em casa, mas venho à biblioteca para adquirir mais conhecimentos. Quando praticamos a leitura, estamos crescendo intelectualmente e ampliando os horizontes”, relata a jovem.
Além dos livros tradicionais, como romance, ação e poesia, estão disponíveis livros que contam a história da cidade. A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, responsável pelo espaço, realiza trabalhos de pequenos restauros e higienização de livros antigos.
No Palácio da Cultura, também funciona a Biblioteca Infantil Lúcia Miners. No espaço, as crianças conhecem as histórias produzidos por grandes nomes da dramaturgia infantil. “Temos um espaço apropriado e livros em Braile para atender aos portadores de necessidades especiais e mobilidades reduzidas”, destaca o gerente da Biblioteca, Maurício Xéxeo.
A previsão da gerência é restaurar cerca de 3 mil livros. O local será revitalizado, a partir das intervenções que serão feitas no Palácio da Cultura, ficando dentro dos padrões da Biblioteca Nacional. Tendo em vista, a fomentação da leitura, a FCJOL desenvolve os projetos “Biblioteca vai á Escola”, e “Clube de Leitura” que amplia o número de pessoas atendidas. Desde o inicio do governo da Prefeita Rosinha Garotinho, a prefeitura reeditou quatro livros históricos e produziu vários livros, valorizando os artistas da terra.
Entre os jornais disponíveis diariamente estão: Folha da Manhã, O Diário, Folha de São Paulo, O Globo, Jornal do Comércio, Diário Oficial do Município, Legislativo e do Estado. “A biblioteca é muito importante para a cultura e a educação, tendo em vista, que o acesso à leitura está muito escasso. Ao mesmo tempo que a internet informa, desinforma”, destaca o auxiliar administrativo, Renato Luiz de Moraes, de 36 anos. Para ele, além do manuseio do livro, a fonte de pesquisa é segura e palpável e não depende da velocidade da banda larga, energia elétrica e outros, como é a internet.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
- 16/05/2025 15:57:42 Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
- 16/05/2025 15:24:29 Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
- 16/05/2025 14:52:20 Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
1605 15h57Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
1605 15h24Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
1605 14h52Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa