Notícia no detalhe
Crianças da localidade do Imbé com um dia dedicado a elas
Alegria e diversão não faltaram na festa em comemoração pelo Dia das Crianças nas comunidades quilombolas de Campos. Neste sábado (19), a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima levou o palhaço Liliu, além de brincadeiras, distribuição de pipoca, brinquedos e cachorro quente para garotada que reside na localidade de Aleluia. O evento aconteceu no pólo de desenvolvimento cultural e social da Superintendência de Igualdade Racial.
A mãe de Milena, de 7 anos, acompanhou a filha na festa e disse que as atividades desenvolvidas são fundamentais para a comunidade. “Fico feliz em ver minha filha brincando e ganhando presentes, o que é difícil eu conseguir dar. Ela faz aula de ballet durante a semana e tem sido muito importante, pois ao sair da escola, vem para o pólo e posso trabalhar tranquila”, disse a empregada doméstica, Marlete Júlio, de 42 anos.
Quem se divertiu bastante foi Douglas França de Oliveira, de 10 anos. “Ganhei um carrinho e brinquei muito com os meus amigos. Aqui é muito maneiro, faço aula de capoeira e judô, agora sei artes marciais”, relatou. O superintendente de Igualdade Racial, Jorge Luiz dos Santos, prestigiou o evento e disse que na quinta (17), os instrutores da SIR animaram a Escola Municipal Antônio Francisco Sales, em Babilônia, e na sexta-feira (18), foi a vez dos alunos da Escola Santa Rita, na localidade de Mocotó.
Segundo Jorge Luiz, cerca de 200 crianças foram contempladas pelas atividades em comemoração ao Dia da Criança. E acrescenta que a Superintendência realiza diversas atividades que promovem a inclusão social, por meio de cursos de informática, artesanato, aulas de ballet, capoeira e lambaeróbica.
Para o presidente da Associação das Comunidades Quilombolas e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campos, Paulo Honorato, o principal avanço na região foi o reconhecimento por parte da Fundação Palmares e a criação do pólo de desenvolvimento. O pólo tem auxiliado no desenvolvimento das crianças. Hoje elas têm oportunidade de aprender atividades extracurriculares. E as ações executadas pela prefeitura mudaram a vida dos remanescentes. A passagem a R$ 1 aumentou a renda das pessoas, pois eles podem trabalhar na cidade e cuidar da terra. “Cerca de 30 mulheres quilombolas participam do curso de artesanato, com matéria-prima da região com a fibra de bananeira e a tabua”, finalizou.
A região do Imbé, localizada no Parque do Desengano, abriga o maior número de comunidades quilombolas do Brasil. Mais de 4 mil pessoas vivem na região. Conceição do Imbé, Aleluia, Cambucá e Batatal são reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares. A comunidade do Carobinho ainda está em processo de reconhecimento.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 19:04:35 Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
- 01/05/2026 19:03:06 Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
- 01/05/2026 12:30:48 Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
0105 19h03Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
0105 12h30Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
0105 10h05Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
0105 09h37Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















