Notícia no detalhe
Campos terá a primeira Usina de Reciclagem de Entulhos
Transformar reciclados inertes, ou seja, entulhos de obras em brita um, zero e pó para reboco e outras aplicações da construção civil. Este é o objetivo de uma moderna usina que será instalada em Campos dentro de 60 dias no bairro Eldorado. Não se trata de uma usina convencional para processar cana-de-açúcar, mas para reciclar as milhares de toneladas de entulhos gerados pela construção civil. O secretário de Limpeza Pública, Praças e Jardins, Jorge Rangel, destaca que, ao entrar em operação, a Usina de Reciclados Inertes vai dar destinação adequada às milhares de toneladas de recicláveis de obras que são misturados e descartados indevidamente em diversas áreas baldias da cidade.
- Vamos proteger o meio ambiente, ao mesmo tempo, que faremos economia na construção de pavimentação de estradas e construção de calçadas, por exemplo -, anuncia o secretário. Jorge Rangel, acrescentando que a usina vai separar concreto de madeira, aço, vidro, plásticos, papelão e outros materiais, e transformará o entulho de alvenaria em materiais de construção reciclado que a Prefeitura utilizará na preparação de base de estradas de terra no interior, construção de calçadas, pátios e outras aplicações.
De acordo com informações do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Mobiliário, José Carlos Eulálio, no momento, o setor conta mais de 160 grandes construções e gera milhares de toneladas de entulhos que atualmente são destinados apenas para aterro, prejudicando o meio ambiente, além do risco de acidentes.
Todos os pedaços de vigas de concreto, de cascalhos formados por pedaços de calçadas, de pisos, madeiras, ferragens, vigas de aço, e outros materiais de casas demolidas vão ser processados. O secretário Jorge Rangel ressalta que todo material de alvenaria será transformado em brita, que será utilizada pela prefeitura, desde a preparação de base de estradas vicinais até a construção de calçadas e, possivelmente, algum tipo de reboco de muros, galpões e outras estruturas, tendo em vista a capacidade de produção e a versatilidade da linha de produção da usina, que pode produzir a brita de maior bitola que serve para preparar base de asfaltamento de estradas e até mesmo construção de calçadas.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















