Notícia no detalhe
Municipalizado, Bartolomeu Lisandro atrairá grandes empresas
“A municipalização do Aeroporto Bartolomeu Lisandro para a Prefeitura será extremamente importante para o desenvolvimento de Campos e do Estado, porque terá um dos mais completos arranjos logísticos do Estado, com aeroporto alfandegado, rodovias federais, estaleiros, o vizinho Porto do Açu e a Ferrovia F 354, que ligará o Estado a Belo Horizonte e ao Centro Oeste do Brasil. O aeroporto de Campos é o primeiro do país sob controle do governo federal, concedido por convênio municipal, já que antes, foram realizadas através de leilões”. A análise foi feita pelo ministro da Aviação Civil, Welington Moreira Franco, que ratificou observações da Prefeita Rosinha Garotinho e do deputado federal Anthony Garotinho, nesta sexta-feira (11), no Teatro Municipal Trianon, durante solenidade de outorga do aeroporto para a Prefeitura.
Na solenidade, os três ex-governadores do Estado presentes (Moreira Franco, Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho), falaram sobre a importância da municipalização para o desenvolvimento de Campos e região. “A Prefeita Rosinha tem trabalhado muito para mudar a realidade de Campos, buscando sempre o desenvolvimento para o bem estar da população. Em Brasília ela tem dois deputados para lutar por seus projetos no governo federal, que sou eu e o Paulo Feijó. As grandes empresas, principalmente do setor de petróleo e naval, de medicamentos, automotivas e outras, querem se instalar onde a logística está por perto”, analisou o deputado Garotinho, que agradeceu ao diretor do Departamento de Outorgas da Secretaria da Aviação Civil, Ronei Saggioro, pelo empenho na agilização do processo de municipalização. E acrescentou:
- Estamos dotando Campos de um complexo logístico diversificado, formado por moderna ferrovia, rodovia BR-101 duplicada, moderno aeroporto alfandegado (com porto seco), shopping e um moderno complexo logístico industrial entre Farol e Barra do Furado. Temos certeza que essas realizações vão atrair grandes empresas, que trarão riquezas e o desenvolvimento de nossa gente – disse Garotinho.
O deputado também agradeceu ao ministro Moreira Franco e as ministras das Relações Institucionais, Ideli Salvati e da Casa Civil, Gleisi Hoffman, por ter cooperado e mandar agilizar o processo da municipalização do aeroporto. “Tive a oportunidade de agradecer pessoalmente à Presidente Dilma Rousseff por ter autorizado a municipalização do aeroporto de Campos. Estive com ela por ocasião da assinatura da lei que concede às famílias dos taxistas de todo o Brasil o direito ao título de concessão dos pontos de táxis para a viúva ou dependente do taxista que falecer. Ela demonstrou humildade e gesto de grandeza ao reconhecer a importância da minha iniciativa, sem misturar política com administração pública”, disse o deputado.
O ministro Moreira Franco destacou o empenho da Prefeita Rosinha Garotinho e assinalou a mobilização, em Brasília, do deputado Garotinho, para agilizar a obtenção da municipalização do Bartolomeu Lisandro, tendo em vista que os procedimentos do governo federal até agora têm sido a concessão da administração dos aeroportos através de leilões em concorrência pela iniciativa privada. “Em dezembro faremos leilão para escolher empresa especializada na administração de aeroportos para operar o Aeroporto Galeão, na cidade do Rio de Janeiro”, exemplificou o ministro. Agora, de acordo com a legislação vigente, a Prefeitura tem prazo de até um ano para realizar processo de licitação para escolher empresa da iniciativa privada para operar o Aeroporto Bartolomeu Lisandro.
O ministro analisou que, “no passado, o aeroporto era utilizado pelas pessoas da elite, mas atualmente o aeroporto é cada vez mais usado por todos, porque é um instrumento da mobilidade entre cidades. Tenho certeza que a administração da Prefeita Rosinha fará uma concessão rápida, porque a meta do governo federal nas concessões de outros aeroportos tem sido essa. O secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, que aqui representa o governador Sérgio Cabral, sabe bem da importância da municipalização deste aeroporto para o Estado do Rio e, por isso, não colocou impedimento e está participando deste ato”, finalizou o ministro Moreira Franco.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 18:19:06 Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
- 18/07/2025 18:06:09 Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
- 18/07/2025 17:48:37 Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
1807 18h06Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
1807 17h48Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
1807 16h55Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda