Notícia no detalhe
Campos oferece cirurgias de redução de estômago
Dois pacientes com sobrepeso já foram beneficiados com a cirurgia de redução de estômago (bariátrica) no município, com tudo pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos aconteceram no último sábado (12) e na quarta-feira (16) no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA). Os primeiros beneficiados já tiveram alta e receberão todo o acompanhamento necessário da Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Combate à Hipertensão e ao diabetes (Hiperdia).
- A cirurgia foi um sucesso, foi tudo ótimo e o atendimento foi de primeira. Eu estava em depressão e infeliz antes da cirurgia, que trouxe vida para mim. Tomava insulina e 7 tipos de remédios para pressão diariamente. Agradeço a Deus e a Prefeitura de Campos por me permitirem realizar este sonho - disse Rosane Cardoso, 66 anos, moradora de Nova Brasília, primeira beneficiada.
De acordo com a endocrinologista e supervisora técnica de Endocrinologia do Hiperdia, Ana Paula Galvão, o Hospital de Ipanema era o único em todo o estado do Rio de Janeiro que fazia o procedimento gratuitamente pelo SUS. Cerca de 5 mil pacientes aguardam na lista de espera do Estado. Segundo ela, a cirurgia bariátrica oferece inúmeros benefícios e melhora a qualidade de vida. “Os ganhos são estéticos e psicológicos. Os pacientes deixam de ser diabéticos e hipertensos, voltam a fazer atividades físicas, deixam de roncar e melhoram o relacionamento com seus parceiro”, afirmou a médica.
A cirurgia custa, em média, R$ 18 mil e Carlos Alberto Lima, 37 anos, não teria condições de pagar. Ele tinha 112 quilos e perdeu 10 para fazer o procedimento na próxima terça-feira (22). “Sinto muitas dores nas articulações e esperava por isso há muito tempo. Sinto ainda mais segurança por saber que serei acompanhado depois da cirurgia”, ressaltou. Além do HEAA, o Hospital da Santa Casa de Misericórdia também vai fazer o procedimento. O convênio firmado pela Secretaria, través da Gestão Plena da Saúde, prevê cinco procedimentos por mês em cada uma das unidades.
Os pacientes vão receber acompanhamento com equipe multidisciplinar e os medicamentos específicos para garantir a assistência integral. A cirurgia é indicada para obesos com Indice de Massa Corporal (IMC) de 40 ou mais (obesidade mórbida) ou acima de 35, mas que possuam ao menos uma co-morbidade associada à obesidade. O IMC é calculado dividindo o peso pela altura ao quadrado.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda