Notícia no detalhe
Ompetro convida empresas do setor petróleo para debater logística
Promover a interface entre as empresas do setor de petróleo e gás com os governos municipais, estadual, federal e debater e encontrar soluções para as necessidades de infraestrutura, de forma a atender as necessidades de logística das empresas do setor que operam na Bacia de Campos, para que juntos, o poder público e a iniciativa privada possam promover o desenvolvimento regional. Esta foi a tônica da reunião ordinária dos prefeitos da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo e Gás da Bacia de Campos (Ompetro), realizada nesta quarta-feira (2), no Centro de Convenções de Macaé, com a participação de executivos de petroleiras. O vice-prefeito Doutor Chicão representou a prefeita e presidente da Ompetro, Rosinha Garotinho.
- Rosinha Garotinho está nos ministérios, em Brasília, em busca de melhoria da malha rodoviária regional, como a duplicação de trechos estratégicos da BR-101 para as empresas dos setores de petróleo e naval, bem como da logística regional, a exemplo da definição do traçado ideal da F-357 - disse Doutor Chucão. A ferrovia do Plano Nacional de Logística ligará o Norte Fluminense e cidades da Bacia de Campos aos portos do Rio, Vitória, Belo Horizonte e ao Centro Oeste brasileiro.
Conforme foi deliberado na reunião anterior da Ompetro, realizada em setembro, na cidade de Carapebus, a reunião em Macaé, nesta quarta-feira, teve a presença de representantes de petroleiras e de entidades representativas de mais de 50 empresas do setor, no caso a Associação Brasileiras das Empresas dos Serviços de Petróleo (ABESPetro) e a Associação Internacional de Empreiteiros de Perfuração (IADC).
De acordo com o coordenador regional da IADC, Rogério Furtado, devido ao peso da carga tributária da Receita Federal e da dificuldade de logística, empresas importantes do mundo do petróleo podem migrar para a África, América do Norte, Golfo do México e outras regiões produtoras.
Coube ao prefeito de Macaé, o anfitrião, Doutor Aluizio, convidar os representantes das empresas. Os executivos das empresas petrolíferas apresentaram as dificuldades que as empresas têm com a logística na região, em função dos acessos inadequados nas cidades da região.
- Recentemente tivemos grande dificuldade com a logística, porque foi quase impossível transportarmos um equipamento de 30 toneladas em Macaé para ser levado para reparos - declarou um dos representantes de empresas prestadoras dos serviços da Petrobras. A Petrobras esteve representada pela coordenadora de Relacionamento Externo da estatal, Rafaela Guedes, que apresentou o Plano de Gestão da Petrobras 2013 -2017.
Ao final da reunião, o secretário executivo da Ompetro, Marcelo Neves, apresentou a pauta que será realizada na próxima reunião, no dia 11 de novembro, na cidade de Casimiro de Abreu. Discutir a participação dos municípios no programa de Compensação Ambiental que a empresa Chevron fará por determinação do Ministério Público, através de um TAC, é o principal item da pauta.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 12:43:03 Primeira-dama prestigia abertura da VI Mostra Pedagógica da Obra do Salvador
- 18/09/2025 08:33:56 Espetáculo “Carukango” terá apresentações gratuitas sexta-feira e sábado
- 18/09/2025 08:26:21 Seduct marca presença em seminário sobre educação ambiental na Reserva Caruara
- 18/09/2025 08:14:29 Programa Municipal de Controle da Tuberculose realiza ação do Setembro Amarelo
- 18/09/2025 08:05:41 Banda Morada será a atração da 7ª edição do Adora Campos em outubro
Primeira-dama prestigia abertura da VI Mostra Pedagógica da Obra do Salvador
1809 08h33Espetáculo “Carukango” terá apresentações gratuitas sexta-feira e sábado
1809 08h26Seduct marca presença em seminário sobre educação ambiental na Reserva Caruara
1809 08h14Programa Municipal de Controle da Tuberculose realiza ação do Setembro Amarelo
1809 08h05Banda Morada será a atração da 7ª edição do Adora Campos em outubro
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles