Notícia no detalhe
Ompetro convida empresas do setor petróleo para debater logística
Promover a interface entre as empresas do setor de petróleo e gás com os governos municipais, estadual, federal e debater e encontrar soluções para as necessidades de infraestrutura, de forma a atender as necessidades de logística das empresas do setor que operam na Bacia de Campos, para que juntos, o poder público e a iniciativa privada possam promover o desenvolvimento regional. Esta foi a tônica da reunião ordinária dos prefeitos da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo e Gás da Bacia de Campos (Ompetro), realizada nesta quarta-feira (2), no Centro de Convenções de Macaé, com a participação de executivos de petroleiras. O vice-prefeito Doutor Chicão representou a prefeita e presidente da Ompetro, Rosinha Garotinho.
- Rosinha Garotinho está nos ministérios, em Brasília, em busca de melhoria da malha rodoviária regional, como a duplicação de trechos estratégicos da BR-101 para as empresas dos setores de petróleo e naval, bem como da logística regional, a exemplo da definição do traçado ideal da F-357 - disse Doutor Chucão. A ferrovia do Plano Nacional de Logística ligará o Norte Fluminense e cidades da Bacia de Campos aos portos do Rio, Vitória, Belo Horizonte e ao Centro Oeste brasileiro.
Conforme foi deliberado na reunião anterior da Ompetro, realizada em setembro, na cidade de Carapebus, a reunião em Macaé, nesta quarta-feira, teve a presença de representantes de petroleiras e de entidades representativas de mais de 50 empresas do setor, no caso a Associação Brasileiras das Empresas dos Serviços de Petróleo (ABESPetro) e a Associação Internacional de Empreiteiros de Perfuração (IADC).
De acordo com o coordenador regional da IADC, Rogério Furtado, devido ao peso da carga tributária da Receita Federal e da dificuldade de logística, empresas importantes do mundo do petróleo podem migrar para a África, América do Norte, Golfo do México e outras regiões produtoras.
Coube ao prefeito de Macaé, o anfitrião, Doutor Aluizio, convidar os representantes das empresas. Os executivos das empresas petrolíferas apresentaram as dificuldades que as empresas têm com a logística na região, em função dos acessos inadequados nas cidades da região.
- Recentemente tivemos grande dificuldade com a logística, porque foi quase impossível transportarmos um equipamento de 30 toneladas em Macaé para ser levado para reparos - declarou um dos representantes de empresas prestadoras dos serviços da Petrobras. A Petrobras esteve representada pela coordenadora de Relacionamento Externo da estatal, Rafaela Guedes, que apresentou o Plano de Gestão da Petrobras 2013 -2017.
Ao final da reunião, o secretário executivo da Ompetro, Marcelo Neves, apresentou a pauta que será realizada na próxima reunião, no dia 11 de novembro, na cidade de Casimiro de Abreu. Discutir a participação dos municípios no programa de Compensação Ambiental que a empresa Chevron fará por determinação do Ministério Público, através de um TAC, é o principal item da pauta.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















