Notícia no detalhe
Postura segue fiscalizando áreas abandonadas
Deixar de manter limpo um terreno baldio ou abandonado um imóvel que venha acarretar algum tipo de prejuízo à comunidade poderá significar multa para o proprietário e até mesmo ter o nome incluído na dívida ativa caso não pague. Mensalmente, esse tipo de problema gera entre 100 e 150 notificações por todo o município, segundo informou a Subsecretaria Municipal de Postura.
- Infelizmente é um tipo de problema infinito, acaba sempre retornando. A manutenção, por parte do proprietário da área, deve ser periódica, mas nem sempre é assim -, observou o subsecretário de Postura, Fabiano de Araújo Mariano.
Quando há uma denúncia, a Postura vai ao local verificar e, se confirmada, o primeiro passo é achar o endereço do dono na Secretaria Municipal de Fazenda e notificá-lo. Caso não haja endereço, a notificação é feita através do Diário Oficial (DO) do município.
A partir daí, o proprietário do terreno ou imóvel passa a ter um prazo de até 30 dias para efetuar a limpeza e colocação de cerca ou muro na área. Se não cumprir a determinação, será aplicada uma multa em Ufir, podendo ser dobrado o valor caso haja reincidência. Mas, mesmo assim, há proprietários que insistem em não tomar providências, levando a Secretaria Municipal de Limpeza Pública, Praças e Jardins a fazer o serviço, mas o proprietário do terreno ou imóvel recebe a cobrança por não ter tomado as providências necessárias.
Além disso, os agentes de fiscalização da Secretaria de Postura estão nas ruas. Porém, de acordo com o subsecretário, a maior parte das demandas surge através de denúncias por parte dos moradores dos bairros. “Uma área abandonada acaba se tornando um problema de saúde pública, pois poderá gerar a proliferação de insetos e roedores, e atrair mosquitos transmissores da dengue”.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/03/2026 10:02:53 Domingo em Família deste fim de semana em frente ao novo Parque Ecológico
- 14/03/2026 09:33:50 Mini conferência vai eleger representantes para o Conselho Municipal de Cultura
- 14/03/2026 09:07:10 Escola Carlos Chagas será inaugurada nesta segunda após reforma e ampliação
- 13/03/2026 18:28:30 Agentes de Combate às Endemias começam a ser vacinados contra a dengue
- 13/03/2026 17:53:18 Terceira Idade encerra programação pelo Dia das Mulheres com evento no Tamandaré
Domingo em Família deste fim de semana em frente ao novo Parque Ecológico
1403 09h33Mini conferência vai eleger representantes para o Conselho Municipal de Cultura
1403 09h07Escola Carlos Chagas será inaugurada nesta segunda após reforma e ampliação
1303 18h28Agentes de Combate às Endemias começam a ser vacinados contra a dengue
1303 17h53Terceira Idade encerra programação pelo Dia das Mulheres com evento no Tamandaré
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















