Notícia no detalhe
Curso qualificou 40 artesãos no Sest Senat
Cerca de 40 artesãos e artistas de Campos, inseridos no Programa Mãos de Campos receberam mais conhecimento sobre gestão e produção cultural e o de técnicas da arte de desenhar, pintar, esculpir e confeccionar peças requintadas de artesanato. Os artesãos utilizaram diversos materiais, inclusive recicláveis, como papel de jornais; revistas e garrafas pet; biscui; ainda tecidos; filtros de cafeteira, usados; borras de café; e folhas e fibras de plantas, como a fibra de bananeira; palha de milho; bagaço de cana com resina; bucha vegetal; dentre outros materiais de plantas nativas da região. Os artesãos que concluíram o curso vão receber certificado.
As oficinas de treinamento do Programa ItiniArte foram realizadas no Sest/Senat, graças à parceria entre a Prefeitura de Campos, através da Codemca (Companhia de Desenvolvimento de Campos), o Ministério da Cultura, e a Ampla, empresa concessionária dos serviços de energia elétrica, que custeia o transporte das peças confeccionadas para feiras em 11 cidades da região, com benefícios da Lei Rouanet, de incentivo à cultura.
Os artesãos vão expor a produção do aprendizado de novas técnicas nas oficinas numa Feira Regional. Após o Programa percorrer outros 12 municípios de diversas regiões Fluminenses e contemplar artesão das demais cidades inseridas no programa, teremos o agendamento para a realização de uma Grande Feira Regional de Artesanato, com a participação de todos os participantes com a oportunidade de uma grande confraternização, e ao mesmo tempo para comercializar suas peças”, informou o coordenador do programa no Sest/Senat em Campos, Maurício Vasconcelos.
Os participantes das oficinas demonstraram satisfação pela oportunidade de aprimoramento das técnicas, sem ter custo para o aprendizado. “Gostei muito de ter tido essa oportunidade de novos aprendizados. É muito bom a troca de experiência e estas oficinas realizadas através de parcerias firmadas pela Prefeitura, proporciona para os artesãos excelentes oportunidades. Atuo com instrutora de artesanto, mas vim ver de perto o nível do ensino e participei com muito prazer. Quem esteve aqui leva grande aprendizagem para o artesanato. Na oficina obtive várias informações que abrem um leque de criações. Para muita gente foi importante aprender por exemplo que é importante identificar as peças com etiquetas apropriadas, porque muitas vezes o artesão confecciona uma peça única, de grande valor artístico, e nem tem essa percepção. Se essa peça não tiver identificação, como alguém vai saber quem é o artesão ou artesã autora?. As dicas para comercializar as peças foram muito importantes. Foi muito importante para mim este novo curso. Vou levar também os novos conhecimentos para os alunos de artesanato, onde atuo”, declarou Rosane Galaxe, artesã.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 10:52:23 Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
- 12/10/2025 10:34:12 Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
- 11/10/2025 20:46:21 Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
- 11/10/2025 17:04:40 Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
1210 10h34Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
1210 09h27Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
1110 20h46Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
1110 17h04Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município