Notícia no detalhe
Curso qualificou 40 artesãos no Sest Senat
Cerca de 40 artesãos e artistas de Campos, inseridos no Programa Mãos de Campos receberam mais conhecimento sobre gestão e produção cultural e o de técnicas da arte de desenhar, pintar, esculpir e confeccionar peças requintadas de artesanato. Os artesãos utilizaram diversos materiais, inclusive recicláveis, como papel de jornais; revistas e garrafas pet; biscui; ainda tecidos; filtros de cafeteira, usados; borras de café; e folhas e fibras de plantas, como a fibra de bananeira; palha de milho; bagaço de cana com resina; bucha vegetal; dentre outros materiais de plantas nativas da região. Os artesãos que concluíram o curso vão receber certificado.
As oficinas de treinamento do Programa ItiniArte foram realizadas no Sest/Senat, graças à parceria entre a Prefeitura de Campos, através da Codemca (Companhia de Desenvolvimento de Campos), o Ministério da Cultura, e a Ampla, empresa concessionária dos serviços de energia elétrica, que custeia o transporte das peças confeccionadas para feiras em 11 cidades da região, com benefícios da Lei Rouanet, de incentivo à cultura.
Os artesãos vão expor a produção do aprendizado de novas técnicas nas oficinas numa Feira Regional. Após o Programa percorrer outros 12 municípios de diversas regiões Fluminenses e contemplar artesão das demais cidades inseridas no programa, teremos o agendamento para a realização de uma Grande Feira Regional de Artesanato, com a participação de todos os participantes com a oportunidade de uma grande confraternização, e ao mesmo tempo para comercializar suas peças”, informou o coordenador do programa no Sest/Senat em Campos, Maurício Vasconcelos.
Os participantes das oficinas demonstraram satisfação pela oportunidade de aprimoramento das técnicas, sem ter custo para o aprendizado. “Gostei muito de ter tido essa oportunidade de novos aprendizados. É muito bom a troca de experiência e estas oficinas realizadas através de parcerias firmadas pela Prefeitura, proporciona para os artesãos excelentes oportunidades. Atuo com instrutora de artesanto, mas vim ver de perto o nível do ensino e participei com muito prazer. Quem esteve aqui leva grande aprendizagem para o artesanato. Na oficina obtive várias informações que abrem um leque de criações. Para muita gente foi importante aprender por exemplo que é importante identificar as peças com etiquetas apropriadas, porque muitas vezes o artesão confecciona uma peça única, de grande valor artístico, e nem tem essa percepção. Se essa peça não tiver identificação, como alguém vai saber quem é o artesão ou artesã autora?. As dicas para comercializar as peças foram muito importantes. Foi muito importante para mim este novo curso. Vou levar também os novos conhecimentos para os alunos de artesanato, onde atuo”, declarou Rosane Galaxe, artesã.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 18:19:06 Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
- 18/07/2025 18:06:09 Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
- 18/07/2025 17:48:37 Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
1807 18h06Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
1807 17h48Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
1807 16h55Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda