Notícia no detalhe
Terminal Pesqueiro: prefeitura recebe Estado e União por projeto
“O Terminal Pesqueiro que será construído no Farol de São Tomé e que contemplará cerca de mil pescadores de Farol de São Tomé (Campos) e do município de Quissamã, será modelo para o Brasil e vai impactar positivamente a economia da região da Baixada Campista”. A afirmativa é do diretor de Infraestrutura e Logística do MPA Ministério da Pesca e Aquicultura, Jorge da Silva Junior, feita nesta quinta-feira (26) em Campos, ao lado do secretário de Pesca e Aquicultura de Campos, Jaildo Vieira Reis. Eles participaram de reuniões com membros do Comitê Gestor do Projeto do Terminal Pesqueiro; com o secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, com o presidente da Colônia de Pesca Z-19 Farol de São Tomé, Rodolfo Ribeiro, e técnicos da UFRRJ.
- Campos tem tudo para dar um passo gigantesco na economia através de um moderno e funcional Terminal Pesqueiro, como aconteceu nos estados de Maine e Setle, nos Estados Unidos, que fortaleceram sua economia com a atividade pesqueira, a partir do momento que tiraram o pescador de trás da cortina e deram a ele visibilidade, capacitação, dignidade e apoio, como ocorre agora. Graças à parceria entre a Prefeitura de Campos e o Ministério, estamos desenvolvendo aqui um projeto que será modelo para o Brasil -, prevê Silva Junior.
O diretor do MPA acrescentou que o projeto Orla, do governo federal, que exige alterações das ocupações da orla do Brasil, e implica em melhorias nos locais onde é comercializado o pescado, somado ao Projeto de um Sistema Municipal da Pesca de Campos, são políticas públicas adotas em parceria pelas três instâncias de governo, que vão tirar pescadores da invisibilidade do mercado e inseri-los no contexto da economia regional.
Após reunião pela manhã na sede da prefeitura entre os técnicos das secretarias de Pesca e Aquicultura; Meio Ambiente; Obras, Urbanismo e Infraestrutura, com as comitivas de técnicos da UFRRJ; o grupo se deslocou até a região em processo de desapropriação entre o Canal das Flechas e o Canal do Pacheco, para colher detalhes técnicos como as coordenadas geográficas para iniciar os procedimentos para a elaboração do projeto executivo e em relação ao Estudo de Impacto Ambiental com vistas à licença prévia, junto ao Instituto Estadual do Ambiente e à Superintendência de Patrimônio a União, tendo em vista que o Terminal terá a construção de cais e estrutura portuária em área da Marinha do Brasil. Nesta sexta-feira (27), o Comitê Gestor se reúne novamente para avançar na elaboração do calendário de trabalho e definir temas como a forma de operação, entre outras ações.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/05/2025 18:06:43 Social + Perto de volta à localidade de Venda Nova na próxima terça-feira
- 07/05/2025 17:39:10 Vice-prefeito Frederico Paes se reúne com representantes do Siprosep
- 07/05/2025 16:28:12 Caravana da Juventude leva atividades de lazer e palestras aos alunos do CEMSTIAC
- 07/05/2025 15:07:33 Primeira-dama participa de festa de turmas da patinação da FME pelo Dia das Mães
- 07/05/2025 14:57:26 Hospital Ferreira Machado registra recorde de atendimentos e internações
Social + Perto de volta à localidade de Venda Nova na próxima terça-feira
0705 17h39Vice-prefeito Frederico Paes se reúne com representantes do Siprosep
0705 16h28Caravana da Juventude leva atividades de lazer e palestras aos alunos do CEMSTIAC
0705 15h07Primeira-dama participa de festa de turmas da patinação da FME pelo Dia das Mães
0705 14h57Hospital Ferreira Machado registra recorde de atendimentos e internações
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento