Notícia no detalhe
Secretaria de Saúde dispensa 14 mil latas/mês de leites especiais
A pequena Maria Julia Barcelos completou 1 ano de idade no dia 31 de agosto e, para sua mãe, Poliana Barcelos Santana, 25 anos, o maior presente que pode proporcionar é a saúde. E isso ela está oferecendo, ao manter o cadastro da filha em dia na Gerência do Departamento de Nutrição, da Secretaria Municipal de Saúde, que garante à pequena 8latas/mês de Neocate, um leite especial oferecido pelo Serviço de Alergia e Intolerância Alimentar.
A Gerência atende a 460 crianças e 330 adultos, dispensando cerca de 14 mil latas/mês devários tipos de leites especiais. “Com a ajuda da Secretaria de Saúde, posso continuar garantindo a saúde da minha filha. No mercado, encontro cada lata por R$ 210 e não tenho como comprar. O atendimento aqui é excelente”, disse a mãe, moradora de Ururaí.
Uma equipe multiprofissional, composta de pediatra, alergista pediátrico, gastropediatra, nutricionista e assistente social acompanha os pacientes. Fabiano da Silva, 34 anos, de Goitacazes, garantiu as 4 latas de pregomin para a filha Pyetra Vitória, 10 meses. “Ela usou vários tipos de leite mas não se adaptava e a médica trocou para o pregomin. Sempre peguei o leite aqui na Secretaria e o atendimento é ótimo. Não falta nada e os médicos estão sempre nos orientando”, afirmou Fabiano.
Segundo o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Doutor Chicão, a dispensação de leites especiais é apenas uma parte do processo realizado pelo Serviço de Alergia e Intolerância Alimentar e atende rigorosamente à prescrição médica.
- Campos é o único município do Estado a contar com um programa que, além de distribuir as fórmulas especiais, faz o acompanhamento dos assistidos por uma equipe médica especializada multiprofissional. Apenas Macaé tem um programa para distribuição dessas fórmulas, mas sem o acompanhamento. Nos demais municípios, somente por meio demandado judicial – afirmou Doutor Chicão.
De acordo com o gerente do setor, Cristiane Ambrósio, as fórmulas de leite são distribuídas após abertura de processo administrativo no Serviço Social. “Beneficiamos pessoas em risco nutricional e com necessidades especiais, pacientes com sonda nasoenteral ou gastrostomia, pacientes acamados com úlcera de decúbito, paciente oncológico em risco nutricional, com Doença de Crown, paciente renal em hemodiálise, crianças com quadros de alergia, intolerância alimentar e enteropatias, entre outras patologias”, destacou.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/05/2026 19:42:45 Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
- 25/05/2026 19:28:26 Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae abrem a Semana do MEI 2026
- 25/05/2026 19:17:11 GCM aborda motociclista pilotando de forma irregular e conduz a 146º DP
- 25/05/2026 18:26:51 Mutirão de limpeza no Canal Rio Branco vai melhorar drenagem em bairros de Guarus
- 25/05/2026 18:08:42 Escola do Consumidor em escola de Ururaí nesta terça-feira pelo Prefeitura em Ação
Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
2505 19h28Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae abrem a Semana do MEI 2026
2505 19h17GCM aborda motociclista pilotando de forma irregular e conduz a 146º DP
2505 18h26Mutirão de limpeza no Canal Rio Branco vai melhorar drenagem em bairros de Guarus
2505 18h08Escola do Consumidor em escola de Ururaí nesta terça-feira pelo Prefeitura em Ação
Gabaritos das provas do concurso para Educação de Campos são liberados
2Ponte Barcelos Martins: Saque-Calamidade liberado para trabalhadores de Guarus
3Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
4Provas do concurso público da educação de Campos aplicadas neste domingo
5Inscrições online para processo seletivo da Assistência Social já estão abertas
6Concurso da Educação tem grande adesão e reforça confiança na rede pública





















