Notícia no detalhe
Trabalho e Renda busca parceria com o IFF e Construção Civil
A secretária de Trabalho e Renda, Joilza Rangel, e o subsecretário José Alberto Nogueira, se reuniram nesta quinta-feira (29) com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e Mobiliário (Sticoncimo), José Carlos Eulálio, e representantes do Instituto Federal Fluminense (IFF), para buscar mais uma parceria. O objetivo é melhorar cada vez mais a qualificação no município.
Segundo Joilza, a idéia é ofertar mais condições aos profissionais que já estão no mercado de trabalho, através do Certificado Profissional e da Formação Inicial e Continuada (Certific), desenvolvido entre o Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho e Emprego.
- Esta parceria com o IFF não poderia ser realizada desvinculada do Sindicato da Construção Civil. A maioria dos trabalhadores que está nas empresas, não está certificada. Com isso, esses trabalhadores não recebem salários aos quais fazem jus – pontuou a secretária.
Joilza informou ainda, que a secretaria está verificando a demanda com o sindicato, para que o profissional possa se certificar e trabalhar na função a qual tem possibilidade de exercer. Os cursos de maior demanda na área da construção civil são os de eletricista, bombeiro hidráulico, mestre de obras, montador de estrutura, montador de andaimes, pintor industrial, soldador, oficiais (pedreiro e carpinteiro) e operadores em geral.
A secretária de Trabalho e Renda lembrou ainda, que a secretaria também está buscando com o IFF parceria para cursos de qualificação via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com cursos de solda e eletricista predial e trabalhando com a instituição no projeto “Mulheres Mil”. As mulheres foram encaminhadas para cursos de culinária e camareira.
Segundo o presidente do Sindicato da Construção Civil, José Eulálio, a partir de uma certificação pelo IFF, o empregador terá a obrigação de reconhecer as qualificações e profissões. “O Certific chega em um momento oportuno, pois dá credibilidade ao aluno ao se apresentar em uma empresa que requer dele uma comprovação”, ressaltou.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 15:51:09 Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
0305 09h49Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18