Notícia no detalhe
Campos na campanha do Dia Nacional da Paralisia Infantil
O tempo frio não impediu a criançada de acordar cedo para tomar as gotinhas que protegem contra a paralisia infantil neste sábado (12), Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A campanha foi aberta hoje em todo o país e tem o objetivo de prevenir a reintrodução do poliovírus no Brasil, que provoca a paralisia. O secretário de Saúde, Paulo Hirano, afirmou que todas as crianças menores de cinco anos de idade deverão tomar a vacina, aplicada em duas doses, sendo a primeira neste sábado e a segunda dia 14 de agosto.
Em Campos, a abertura oficial aconteceu às 9h, na UBS da Penha, que preparou uma grande festa para a criançada, com a presença do Zé Gotinha. Vestido de verde e amarelo, o personagem distribuiu bolas e bandeirinhas do Brasil para lembrar o tema da campanha deste ano, “Vacinou, é gol”, em clima de Copa do Mundo. Um pula-pula também animou a meninada. “Vim logo no primeiro dia porque com saúde não se brinca”, disse Claudineide Linhares, mãe de Maurício Linhares, 3 anos.
O pólo 2 do Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA) contou com a parceria da Fundação Municipal de Esportes, que levou o Projeto Brincadeira de Criança, para promover a alegria, através do pula-pula, simulador de vôo e distribuição de brindes. A unidade vacinou cerca de 500 crianças somente no turno da manhã. “Mesmo com o tempo frio, quis trazer minhas filhas logo cedo. Elas ficaram bastante animadas com as brincadeiras que o posto de saúde preparou”, disse Tatiana Carneiro, mãe das pequenas Lara e Nina, de 4 e 2 anos.
As 72 Unidades Básicas de Saúde (UBS), os dois pólos do CRTCA, os Postos de Urgência (PU) da Saldanha Marinho e de Guarus, e os Hospitais São José, de Travessão e de Santo Eduardo prosseguem até às 17h oferecendo as doses. O município também montou postos volantes em todos os shoppings da cidade e nos Supermercados Wallmart e Super Bom (Alberto Torres), para este sábado.
A expectativa é vacinar cerca de 35 mil crianças em Campos. Ano passado, o município teve a meta superada, distribuindo, aproximadamente, 76 mil doses. Vamos continuar oferecendo as doses após o Dia D nos principais postos de saúde da cidade. Desde 1989, o Brasil não registra nenhum caso de poliomielite, mas ainda existe o risco da doença vir de um país estrangeiro, pois o vírus selvagem continua circulando na Nigéria, Índia, Paquistão e Afeganistão – afirmou o Superintendente de Saúde Coletiva da Secretaria, Charbell Kury.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 18:19:06 Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
- 18/07/2025 18:06:09 Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
- 18/07/2025 17:48:37 Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
1807 18h06Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
1807 17h48Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
1807 16h55Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda