Notícia no detalhe
Secretário da Família na reunião de coordenação dos Cras
O secretário da Família e Assistência Social, Geraldo Venâncio, participou da reunião com representantes das coordenações dos 12 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Campos, nesta sexta-feira (23). As reuniões são semanais e nelas, os técnicos traçam as ações a serem desenvolvidas nas unidades, apontam problemas e sugestões. O encontro aconteceu no Cras do Jardim Carioca.
Entre os temas abordados, o secretário citou o novo Cras da Baixada Campista, que tem previsão de ser implantado ainda este ano em Farol de São Tomé. Venâncio iniciou um estudo com os assistentes sociais, sobe a possibilidade de informatização do CadÚnico e tratou da busca ativa, do cadastramento e da entrega da Carteira do Idoso, para as pessoas com mais de 60 anos de idade, referenciadas nos Cras.
O principal tema da reunião foi o reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que começou a funcionar em junho passado, vinculado à Diretoria de Proteção Social Básica (DPSB). “O serviço é prestado por orientadores sociais, que trabalham o fortalecimento ou resgate de vínculos familiares e comunitários junto a crianças, adolescentes e idosos. Para executar o SCFV é preciso seguir um traçado metodológico, que é passado aos municípios pelo Ministério do Desenvolvimento Social”, contou o secretário.
Segundo a diretora do DPSB, Cristiana Versiani, o SCFV absorve o público que antes era atendido por outros programas, como o Projovem e o Peti. “Os próprios orientadores sociais trabalham como os antigos facilitadores desses programas, desenvolvendo com os usuários, atividades lúdicas, esportivas e culturais, dentro da Proteção Social Básica. Não há mais o Projovem, mas o Peti, por exemplo, continua dentro da Proteção Social Especial, com o acompanhamento da família, enquanto as crianças têm o fortalecimento dos vínculos trabalhado no Serviço de Convivência”, explicou.
Como o SCFV é recente – o programa foi criado pelo MDS em fevereiro e Campos assinou o termo de aceite em junho -, a Família e Assistência Social está fazendo a busca ativa dos idosos que não particiam de grupos nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).
- Inicialmente, vamos contar com o SCFV para adolescentes em 36 unidades públicas, 28 para crianças e os idosos vão participar das ações nos 12 Cras. Seguindo os critérios do MDS, teremos atividades todos os dias da semana nas unidades que trabalham os vínculos com as crianças. O SCFV para adolescentes acontece duas vezes por semana e uma vez para idosos - concluiu a diretora.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















