Notícia no detalhe
Secretário da Família na reunião de coordenação dos Cras
O secretário da Família e Assistência Social, Geraldo Venâncio, participou da reunião com representantes das coordenações dos 12 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Campos, nesta sexta-feira (23). As reuniões são semanais e nelas, os técnicos traçam as ações a serem desenvolvidas nas unidades, apontam problemas e sugestões. O encontro aconteceu no Cras do Jardim Carioca.
Entre os temas abordados, o secretário citou o novo Cras da Baixada Campista, que tem previsão de ser implantado ainda este ano em Farol de São Tomé. Venâncio iniciou um estudo com os assistentes sociais, sobe a possibilidade de informatização do CadÚnico e tratou da busca ativa, do cadastramento e da entrega da Carteira do Idoso, para as pessoas com mais de 60 anos de idade, referenciadas nos Cras.
O principal tema da reunião foi o reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que começou a funcionar em junho passado, vinculado à Diretoria de Proteção Social Básica (DPSB). “O serviço é prestado por orientadores sociais, que trabalham o fortalecimento ou resgate de vínculos familiares e comunitários junto a crianças, adolescentes e idosos. Para executar o SCFV é preciso seguir um traçado metodológico, que é passado aos municípios pelo Ministério do Desenvolvimento Social”, contou o secretário.
Segundo a diretora do DPSB, Cristiana Versiani, o SCFV absorve o público que antes era atendido por outros programas, como o Projovem e o Peti. “Os próprios orientadores sociais trabalham como os antigos facilitadores desses programas, desenvolvendo com os usuários, atividades lúdicas, esportivas e culturais, dentro da Proteção Social Básica. Não há mais o Projovem, mas o Peti, por exemplo, continua dentro da Proteção Social Especial, com o acompanhamento da família, enquanto as crianças têm o fortalecimento dos vínculos trabalhado no Serviço de Convivência”, explicou.
Como o SCFV é recente – o programa foi criado pelo MDS em fevereiro e Campos assinou o termo de aceite em junho -, a Família e Assistência Social está fazendo a busca ativa dos idosos que não particiam de grupos nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).
- Inicialmente, vamos contar com o SCFV para adolescentes em 36 unidades públicas, 28 para crianças e os idosos vão participar das ações nos 12 Cras. Seguindo os critérios do MDS, teremos atividades todos os dias da semana nas unidades que trabalham os vínculos com as crianças. O SCFV para adolescentes acontece duas vezes por semana e uma vez para idosos - concluiu a diretora.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 12:43:03 Primeira-dama prestigia abertura da VI Mostra Pedagógica da Obra do Salvador
- 18/09/2025 08:33:56 Espetáculo “Carukango” terá apresentações gratuitas sexta-feira e sábado
- 18/09/2025 08:26:21 Seduct marca presença em seminário sobre educação ambiental na Reserva Caruara
- 18/09/2025 08:14:29 Programa Municipal de Controle da Tuberculose realiza ação do Setembro Amarelo
- 18/09/2025 08:05:41 Banda Morada será a atração da 7ª edição do Adora Campos em outubro
Primeira-dama prestigia abertura da VI Mostra Pedagógica da Obra do Salvador
1809 08h33Espetáculo “Carukango” terá apresentações gratuitas sexta-feira e sábado
1809 08h26Seduct marca presença em seminário sobre educação ambiental na Reserva Caruara
1809 08h14Programa Municipal de Controle da Tuberculose realiza ação do Setembro Amarelo
1809 08h05Banda Morada será a atração da 7ª edição do Adora Campos em outubro
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles