Notícia no detalhe
Obra de José Cândido de Carvalho contada para alunos
Incentivar a leitura através da contação de histórias e levar a literatura para os estudantes da rede municipal de ensino de forma lúdica. Estes são os objetivos do Projeto Biblioteca vai à escola, da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). Nesta segunda-feira (19), alunos da Escola Municipal Gervásio Vasconcelos Cordeiro, em Ponto do Carmo, na Baixada Campista, se encantaram e se divertiram com o texto do escritor campista José Cândido de Carvalho.
Os alunos aprenderam sobre a história de um dos personagens mais emblemáticos das histórias do autor: Tatão, o esquartejador. Segundo a contadora de histórias Neusimar da Hora, o texto aborda temas polêmicos e atuais, como o alcoolismo, entre outras questões.
— A gente apresenta para eles, ilustrações em livros e dentro dessas ilustrações, contamos a história. O que buscamos é despertar no aluno, o gosto pela leitura e aproveitamos para trazer abordagens para o hoje, como “Se você for menor não deve beber” ou “Se beber não dirigir”. Tudo isso também era uma preocupação do escritor José Cândido de Carvalho — explicou a animadora cultural.
Para o estudante Wanderson da Silva Costa, 9 anos, ler é muito bom e ajuda melhorar o diálogo com as pessoas. “Esta é primeira vez que entro em contato com um texto do José Cândido e estou adorando tudo. Gosto muito de ler e agora tive a oportunidade de conhecer mais um escritor”, comemorou o aluno.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/06/2026 16:06:08 Premiação é entregue às vencedoras do 1º Festival de Ruas Enfeitadas para a Copa
- 13/06/2026 14:51:17 Conforto e segurança: taxista de Campos renova veículo com apoio do Fundecam
- 13/06/2026 12:46:51 Projeto Imuniza Campos leva vacinação à UBSF do Parque Aurora nesta segunda-feira
- 13/06/2026 12:10:41 Rede municipal marca presença no Fasa 2026 e vive experiência cultural na Uenf
- 13/06/2026 11:49:27 Proibido uso de recipientes de vidro em pontos de concentração para jogos
Premiação é entregue às vencedoras do 1º Festival de Ruas Enfeitadas para a Copa
1306 14h51Conforto e segurança: taxista de Campos renova veículo com apoio do Fundecam
1306 12h46Projeto Imuniza Campos leva vacinação à UBSF do Parque Aurora nesta segunda-feira
1306 12h10Rede municipal marca presença no Fasa 2026 e vive experiência cultural na Uenf
1306 11h49Proibido uso de recipientes de vidro em pontos de concentração para jogos
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Programa Estradas do Produtor segue com manutenção de vicinais em Pernambuca
5Limpeza de canal no Novo Eldorado avança e reforça prevenção de alagamentos
6Campos amplia diálogo sobre setor offshore e logística aeroportuária





















