Notícia no detalhe
Oportunidade de cursos para quem trabalha com Educação Especial
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) está com inscrições abertas para quatro cursos de capacitação voltados à Educação de alunos com necessidades especiais: Encefalopatia, Libras, Braille e Educação Especial. As inscrições podem ser feitas até a última semana de agosto, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Departamento Multiprofissional da Smece, localizado na sede da secretaria.
Os cursos são direcionados a professores, pedagogos, supervisores, gestores e cuidadores da rede municipal de ensino e, também, da comunidade externa. Além disso, como explica a diretora Multiprofissional da Smece, Clarice Pessanha, as aulas são voltadas a pais de crianças, jovens e adultos com necessidades especiais. “Esperamos que eles venham fazer os cursos”, comenta Clarice, ressaltando que algumas aulas já foram iniciadas, mas as inscrições podem ser feitas até o preenchimento das vagas. Caso as vagas sejam preenchidas, os inscritos irão para uma lista de espera.
Segundo a gerente de Educação Inclusiva da Smece, Denise Riscado, o objetivo dos cursos é enfatizar a importância do conhecimento na área de educação especial para que os profissionais e pais consigam exercer suas funções com o máximo de facilidade. “A criança com necessidades especiais precisa estar incluída no ensino regular e o professor precisa do conhecimento e estímulo para que este trabalho aconteça”, explica Denise.
Cada curso tem a duração total de 40 horas e os participantes recebem, no final, um certificado de conclusão. As ementas das aulas englobam vários tópicos importantes. No curso de Educação Especial, por exemplo, serão abordados: a história da Educação Especial no Brasil; as diferenças entre deficiência, transtornos comportamentais e transtornos de aprendizagem; deficiências sensoriais; síndromes; estudo de caso e prática pedagógica.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/06/2026 16:06:08 Premiação é entregue às vencedoras do 1º Festival de Ruas Enfeitadas para a Copa
- 13/06/2026 14:51:17 Conforto e segurança: taxista de Campos renova veículo com apoio do Fundecam
- 13/06/2026 12:46:51 Projeto Imuniza Campos leva vacinação à UBSF do Parque Aurora nesta segunda-feira
- 13/06/2026 12:10:41 Rede municipal marca presença no Fasa 2026 e vive experiência cultural na Uenf
- 13/06/2026 11:49:27 Proibido uso de recipientes de vidro em pontos de concentração para jogos
Premiação é entregue às vencedoras do 1º Festival de Ruas Enfeitadas para a Copa
1306 14h51Conforto e segurança: taxista de Campos renova veículo com apoio do Fundecam
1306 12h46Projeto Imuniza Campos leva vacinação à UBSF do Parque Aurora nesta segunda-feira
1306 12h10Rede municipal marca presença no Fasa 2026 e vive experiência cultural na Uenf
1306 11h49Proibido uso de recipientes de vidro em pontos de concentração para jogos
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Programa Estradas do Produtor segue com manutenção de vicinais em Pernambuca
5Limpeza de canal no Novo Eldorado avança e reforça prevenção de alagamentos
6Campos amplia diálogo sobre setor offshore e logística aeroportuária





















