Notícia no detalhe
Trabalho e Renda: inscrições abertas na segunda para novos cursos
Pessoas que têm o interesse em exercer a função de motorista, taxistas que possuem alvará e proprietários de microempresas de transporte poderão receber qualificação através da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, em parceria com o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). O objetivo, de acordo com a secretária da pasta, Joilza Rangel, é atender a grande oferta de vagas existentes no Balcão de Empregos Municipal para motoristas, oferecer aos taxistas aprendizagem de outros idiomas e qualificar microempresários na área de gestão. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (19), de 9h às 12h e de 14h às 18h, na sede da Secretaria de Trabalho e Renda, na Rua Marechal Floriano, 255.
Segundo Joilza, muitos motoristas que trabalham na área em Campos não possuem a qualificação necessária para exercer funções de grande periculosidade, como transporte de cargas, passageiros e ambulâncias. Com o aumento populacional da região e o grande número de turistas, é necessária uma maior preocupação com a receptividade por parte dos taxistas. Pensando nisso, foi proposta ao Sest/Senat uma parceria para a disponibilização de cursos gratuitos aos munícipes.
O coordenador de desenvolvimento profissional do Sest/Senat, Sérgio Almeida Moreira, disse que a procura por motoristas qualificados é regional, estadual e nacional. “Muitas pessoas sabem dirigir, mas não conhecem as leis de trânsito. Em uma blitz, um motorista portando uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a categoria abaixo da necessária para o exercício da função recebe multa e pode perder a carteira. Nosso objetivo principal é manter o trânsito seguro e o da Secretaria de Trabalho e Renda, qualificar a população”, disse o coordenador.
São 250 vagas para o curso voltado aos motoristas que terá carga horária de 160 horas e será ministrado na sede do Sest/Senat. As aulas serão teóricas e práticas, com professores graduados especialistas em trânsito e autorizados pelo Departamento de Trânsito (DETRAN). Os interessados devem se dirigir á sede da Secretaria de Trabalho e Renda portando cópia do RG, CPF, Comprovante de Residência, Carteira Nacional de Habilitação categoria C e documentação comprobatória de que possui no mínimo o Ensino Fundamental incompleto.
Já os taxistas
interessados no curso “Taxista Nota 10” poderão optar pela língua inglesa ou
espanhola, além das aulas de gestão para taxistas. Também estarão disponíveis
250 vagas para o curso que será à distância. Os alunos receberão material
didático com livros, CDs e exercícios. A carga horária será de 120 horas,
finalizando com a aplicação de uma avaliação de aprendizagem que acontecerá no
Sest/Senat. Os taxistas devem levar para a inscrição o alvará do táxi, o CNH e
um comprovante de residência.
Últimas Notícias adicionadas
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18