Notícia no detalhe
Ronda Escolar retoma atividades junto às escolas da rede pública
Depois de fechar o primeiro semestre de 2013 com um total de 5.201 visitas preventivas entre as 103 escolas das redes públicas municipal e estadual de Campos, o Grupamento Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal (GCM) retomou suas atividades na quarta-feira (07). Atendendo à área urbana e à Baixada Campista, o grupamento é capacitado no planejamento e implantação de ações de caráter preventivo e ainda na questão sócio-educativa do corpo discente (alunos).
No entanto, conforme salienta a subcoordenadora de palestras do Ronda, Silvana Peixoto, os temas colocados e destinados aos pais, como Integração Família/Escola, e aos seus filhos, A Convivência sem Violência, abordam diferentes assuntos pertinentes ao universo dos pré-adolescentes e adolescentes e, portanto, todo o trabalho envolve diretamente pais, professores, alunos, funcionários das unidades de ensino em geral.
— Nós não lidamos unicamente com os estudantes, mas também com os demais segmentos. Junto à direção, fazemos um levantamento das necessidades da escola e então atuamos, explicou Silvana.
De acordo com o coordenador do Grupamento Ronda Escolar, Eneci Paulo, o processo de mediação de conflitos entre alunos, corpo docente e demais pessoas que estão diariamente nos estabelecimentos de ensino, é contínuo.
— Fizemos no primeiro semestre, 74 palestras, conseguindo reunir 7.195 pessoas entre alunos, pais de alunos, professores, gestores e demais membros dessas 103 unidades que percorremos todos os dias. Agora, novamente junto a eles, neste segundo semestre, vamos intensificar nosso trabalho.
Trabalho reconhecido – O trabalho do Ronda Escolar tem sido bastante elogiado pela capacidade de intermediação, permitindo ainda que haja mais conscientização a respeito de inúmeros assuntos como prevenção às drogas, bullying, sexualidade e outros. O subcoordenador do grupamento, Victor Coelho, também ressalta o valor do serviço que o Ronda Escolar presta à população.
— Das mais de 5 mil visitas que fizemos ao longo do primeiro semestre deste ano, entre as escolas das redes municipal e estadual, fizemos 169 atendimentos à solicitações partidas das direções destes estabelecimentos. Agimos em mediações de conflitos, danos ao patrimônio, lesão corporal, condução a hospital para atendimento médico, além de apreensões de material. Isto comprova a credibilidade e receptividade que conseguimos alcançar com o nosso trabalho.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 09:39:05 Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
- 18/07/2025 08:10:48 Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
1807 08h10Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
1707 17h30Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda