Notícia no detalhe
Mais uma campanha contra a dengue nas próximas semanas
A Secretaria Municipal de Saúde vai lançar, nas próximas semanas, uma nova campanha contra a dengue, em parceria com a Secretaria de Educação, para premiar as crianças do município que colaborarem com o combate ao mosquito aedes aegpyti, transmissor da doença. Segundo o Secretário de Saúde, Paulo Hirano, serão premiadas as crianças em cujas casas não forem encontrados focos do vetor, pelas equipes de campo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em trabalho de rotina.
O regulamento da campanha está sendo elaborado e será publicado nas escolas da rede municipal de ensino. Os alunos das escolas públicas que forem identificados como colaboradores receberão um certificado de qualidade que deverá ser entregue na escola em que estuda, para concorrer a um prêmio simbólico. A ação tem caráter preventivo e pretende incentivar a população a colaborar com o combate.
Segundo o diretor do CCZ, César Salles, 98% dos focos são encontrados dentro dos imóveis residenciais. “Encontramos muito poucos focos nos logradouros públicos. Precisamos da intervenção de todos no combate a esta doença”, disse o diretor. O órgão continua recebendo solicitação de palestras nas escolas públicas ou particulares, através do telefone 0800 28 28 822.
- Só existe a doença, se existir o mosquito. E onde há mosquito, há criadouro. Por isso, queremos contar com a ajuda da população e dos alunos, para que todos sejam multiplicadores das informações recebidas e das ações. Queremos que todos se envolvam nessa luta - ressaltou Hirano, lembrando que Campos é pólo sentinela da dengue por apresentar uma excelente estrutura no combate e na vigilância.
Em 2009, a Saúde e a Educação lançaram o concurso de redação “Atitude Cidadã no Combate a Dengue” junto aos alunos da rede. Além dos certificados de participação, os vencedores ganharam Lap Top, computador, Playstation 2 e aparelhos de MP3. Em janeiro, o Centro de Referência da Dengue registrou 35 casos da doença, saltando para 891 em toda a região, até o início de junho, sendo 127 do tipo hemorrágico.
Para combater o vetor, a prefeitura vem realizando ações integradas entre as Secretarias de Educação, Saúde, Limpeza Pública, Postura e Obras e Urbanismo. Nesta terça-feira (8), foram entregues cerca de 10 mil panfletos informativos em escolas da rede municipal, ensinando como identificar e eliminar os focos, dando continuidade ao trabalho de conscientização.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/07/2025 16:55:12 Social + Perto realiza edição de número 60 com atendimentos na Baixada Campista
- 16/07/2025 13:36:27 Quadra Poliesportiva do Jardim São Benedito é o point da garotada
- 16/07/2025 12:20:26 Assinatura do adicional de 3% para professores e pedagogos iniciada nessa terça
- 16/07/2025 11:34:52 Educação ambiental e aviação se encontram em dia especial para alunos de Farol
- 16/07/2025 09:30:32 Pique Novo e Rastapé vão animar público no Festival Sesc de Inverno, em Farol
Social + Perto realiza edição de número 60 com atendimentos na Baixada Campista
1607 13h36Quadra Poliesportiva do Jardim São Benedito é o point da garotada
1607 12h20Assinatura do adicional de 3% para professores e pedagogos iniciada nessa terça
1607 11h34Educação ambiental e aviação se encontram em dia especial para alunos de Farol
1607 09h30Pique Novo e Rastapé vão animar público no Festival Sesc de Inverno, em Farol
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Contribuintes podem aderir ao Programa Regularize 2025 até o dia 30 de julho
6Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta