Notícia no detalhe
Defesa Civil vistoria casas no Fundão e faz demolição
A Defesa Civil Municipal realizou trabalho de vistoria preventiva nesta terça-feira (08) em casas construídas próximas ao rio Paraíba do Sul, no bairro do Fundão, em Guarus. Na mesma ação, o órgão demoliu uma casa e um muro no local, por apresentarem risco.
Segundo o comandante da Defesa Civil, Marco Soares, foram encontradas casas com grave comprometimento em sua estrutura, mas o laudo técnico final sairá na próxima semana, com a definição da necessidade ou não de remoção das famílias para aluguel social. Técnicos observaram as construções e registraram a situação de dentro de barcos, com fotografias tiradas a partir do ângulo do rio.
O grupo da Defesa Civil também conversou com moradores e fez um levantamento social sobre a situação de cada morador, identificando casas que servem de moradia e aquelas que foram desvirtuadas e os moradores utilizam para comércio. “Encontramos situações distintas: a de moradias com risco de desabamento e outras usadas irregularmente para comércio. Esse tipo de exploração não pode acontecer e vamos informar à Procuradoria Jurídica para que tome as devidas providências”, afirmou Marcos.
A casa demolida funcionava como ponto de venda de drogas e o muro comprometia a segurança no local. Por causa disso, a ação teve que ser muito rápida. O trabalho da Defesa Civil vem sendo no sentido de atuar com maior agilidade possível, em casos críticos e, ao mesmo tempo, orientar e dar suporte aos moradores que, em breve, serão realojados em definitivo nas casas populares que a Prefeita Rosinha Garotinho está construindo dentro do projeto de moradia.
Toda área no entorno da beira do rio é considerada de risco e a Defesa Civil vem notificando a população local de que todas os moradores terão que se retirar dali. “De modo geral, temos tido tranquilidade no trato com os moradores que entendem a necessidade de nosso trabalho e se sentem honrados por este governo estar apoiando, porque isso nunca aconteceu antes”, finalizou Marcos.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda