Notícia no detalhe
Lei regulamenta instalação e utilização de cercas eletrificadas
Foi publicada nesta segunda-feira (22) no Diário Oficial (DO) do município a Lei 8.372 de 28 de junho de 2013, que dispõe sobre a instalação, utilização e funcionamento de cercas eletrificadas destinadas à proteção de bens imóveis localizados no município. A lei prevê que a instalação deverá ser autorizada por um responsável técnico habilitado junto ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) e determina que somente poderão ser instaladas em partes superiores de muros, telas, grades e estruturas similares com inclinação de 45 graus, para dentro do imóvel.
A lei determina ainda, que nos imóveis devem conter placas de advertência em portões e portas de acesso, descrição da potência ou corrente elétrica adequadas às normas de segurança. A fiscalização será feita pela Subsecretaria de Postura, da Secretaria de Paz e Defesa Social. Em caso de desobediência ou descumprimento, o infrator poderá receber advertência, pagar multa de 100 a 10 mil Uficas e ter a cerca elétrica retirada. Os imóveis que já possuem o sistema terão 180 dias para se adequar.
Segundo a lei, não será admitida a utilização de potência ou corrente elétrica capaz de causar risco de morte instantânea. A lei, que foi sancionada pela prefeita Rosinha Garotinho, entra em vigor em novembro (120 dias), para que as empresas e as pessoas que já utilizam o sistema possam se adequar às novas regras.
O subsecretário municipal de Postura, Fabiano de Araújo Mariano, informa que o órgão irá iniciar uma avaliação, para verificar a questão dos credenciamentos das empresas e pessoas físicas. “Aqueles que não estiverem credenciados terão que se adequar às novas regras, pois estaremos protegendo a vida humana no conceito de segurança e qualidade”, pontuou.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/12/2025 18:08:47 Prefeitura paga 13º salário dos servidores na próxima sexta-feira
- 17/12/2025 17:47:13 Vacina contra bronquiolite também no Vacina Drive a partir desta quinta
- 17/12/2025 17:06:24 Equipes da Defesa Civil seguem em alerta devido à previsão de chuvas
- 17/12/2025 10:19:42 Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
- 17/12/2025 09:54:47 Procon divulga pesquisa de preço de itens para Ceia de Natal
Prefeitura paga 13º salário dos servidores na próxima sexta-feira
1712 17h47Vacina contra bronquiolite também no Vacina Drive a partir desta quinta
1712 17h06Equipes da Defesa Civil seguem em alerta devido à previsão de chuvas
1712 10h19Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
1712 09h54Procon divulga pesquisa de preço de itens para Ceia de Natal
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
6Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez





















