Notícia no detalhe
Prefeitura lança programa Recicla Óleo em agosto
A Prefeitura de Campos vai lançar no dia 13 de agosto o Programa Recicla Óleo, que terá por objetivo coletar óleo de soja queimado durante frituras em residências, bares, lanchonetes, restaurantes, hotéis e hospitais. Para viabilizar o projeto, que será desenvolvido pela Secretaria de Limpeza Pública, Praças e Jardins em parceria com a empresa Grande Rio, do setor da indústria da transformação, serão criados inicialmente 30 postos de coleta.
O programa funcionará sem ônus para o município, tendo em vista que o material coletado será transportado pela própria empresa para sua unidade industrial, que funciona na localidade de Balança Rangel, no distrito de Travessão de Campos, de onde os materiais recicláveis, como ossos e gorduras dos frigoríficos e açougues das cidades da região, são processados e transformados em matéria-prima para as indústrias de sabonetes, sabões, velas e rações para animais.
Os primeiros 30 postos de coleta vão ser instalados nos 12 Postos de Entrega Voluntária (Peves) e em mais 18 postos nos bairros, em locais estratégicos. Outros postos vão ser criados de forma gradativa. Também serão contemplados os distritos. Para incentivar o hábito de destinar o óleo queimado de frituras para a coleta seletiva, a cada dois litros entregues, o participante vai ganhar material de limpeza, como detergente, sabão e água sanitária.
- O lançamento do programa será no dia 13 de agosto e desta data até o dia 15 estaremos com uma tenda no Boulevard Francisco de Paula Carneiro, no Centro da cidade, fazendo o lançamento, levando informações à população, num trabalho que também será simultâneo, nas escolas da rede pública e também nas igrejas, associações de moradores e clubes de serviço – informa o secretário de Limpeza Pública, Jorge Rangel.
Ele ressalta que além do viés social e de cidadania que existe neste projeto, também o meio ambiente será contemplado. “Centenas de litros de óleo por dia vão deixar de ser lançadas nas redes de águas pluviais, evitando muitos transtornos, como entupimentos, mau cheiro e proliferação de roedores”, observa o secretário.
- Ao destinar este óleo de frituras para um posto de coleta, que o destinará para uma unidade industrial, que fará o processamento para reciclagem, cada comerciante, dona de casa, criança e adulto cidadão estarão contribuindo para melhorar a qualidade de vida no Centro da cidade e nos bairros – completa o secretário Jorge Rangel.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















