Notícia no detalhe
Saúde realiza ações durante a Semana Missionária
Como medida de segurança e saúde, a Vigilância Sanitária de Campos (VISA), em parceria com a Direção de Vigilância em Saúde, executou um plano de ações sanitárias para a Semana Missionária, evento que antecede a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. O trabalho consiste em ações de fiscalização e orientações antes, durante e após o evento, quanto à alimentação, locomoção, primeiros socorros, assistência e atendimento laboratorial.
De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Dr. Chicão, as ações sanitárias visam prevenir, diminuir e eliminar riscos à saúde dos cerca de 200 peregrinos, missionários e da população como um todo, considerando a importância do impacto do evento na área da saúde.
No pré-evento, foram realizadas inspeções nas escolas onde os estrangeiros estão sendo alojados, nas indústrias de sanduíches e lanches rápidos, restaurantes, sanitários de todas as instalações de rodoviárias e locais de grande fluxo de pessoas. As condições de atendimento de unidades de saúde também foram avaliadas, assim como as boas práticas de funcionamento, as ações voltadas para segurança do paciente, higiene, equipe profissional, insumos e medicamentos para atendimento da demanda.
Durante toda a programação da Semana Missionária, que termina nesta sexta-feira (19), a Vigilância Sanitária manteve equipe de plantão para atuação imediata na inspeção de alimentos e no monitoramento e investigação de possíveis aglomerados de casos ou surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA). “Realizamos inspeções em ambulâncias que estão dando suporte ao evento, embasado na Resolução SESDEC Nº 80/2007 e Portaria GM n167 2048/2002. Também realizamos inspeções sanitárias diárias”, explicou o gerente da Visa-Campos, Elden .
Uma das ações que serão realizadas pós-evento diz respeito à emissão de relatório dos resultados das ações, cujos resultados serão encaminhados para Vigilância Sanitária do estado do Rio de Janeiro. “As ações acontecem em parceria com a Diocese de Campos, a Administração Apostólica São João Maria Vianney, escolas particulares (alojamentos), Companhia de Desenvolvimento de Campos (Codemca) e Administração das Rodoviárias do município”, destaca a coordenadora do Setor de Informação, educação e Comunicação da Visa, Vivian Lanunce .
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 19:04:35 Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
- 01/05/2026 19:03:06 Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
- 01/05/2026 12:30:48 Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
0105 19h03Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
0105 12h30Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
0105 10h05Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
0105 09h37Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















