Notícia no detalhe
Saúde realiza ações durante a Semana Missionária
Como medida de segurança e saúde, a Vigilância Sanitária de Campos (VISA), em parceria com a Direção de Vigilância em Saúde, executou um plano de ações sanitárias para a Semana Missionária, evento que antecede a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. O trabalho consiste em ações de fiscalização e orientações antes, durante e após o evento, quanto à alimentação, locomoção, primeiros socorros, assistência e atendimento laboratorial.
De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Dr. Chicão, as ações sanitárias visam prevenir, diminuir e eliminar riscos à saúde dos cerca de 200 peregrinos, missionários e da população como um todo, considerando a importância do impacto do evento na área da saúde.
No pré-evento, foram realizadas inspeções nas escolas onde os estrangeiros estão sendo alojados, nas indústrias de sanduíches e lanches rápidos, restaurantes, sanitários de todas as instalações de rodoviárias e locais de grande fluxo de pessoas. As condições de atendimento de unidades de saúde também foram avaliadas, assim como as boas práticas de funcionamento, as ações voltadas para segurança do paciente, higiene, equipe profissional, insumos e medicamentos para atendimento da demanda.
Durante toda a programação da Semana Missionária, que termina nesta sexta-feira (19), a Vigilância Sanitária manteve equipe de plantão para atuação imediata na inspeção de alimentos e no monitoramento e investigação de possíveis aglomerados de casos ou surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA). “Realizamos inspeções em ambulâncias que estão dando suporte ao evento, embasado na Resolução SESDEC Nº 80/2007 e Portaria GM n167 2048/2002. Também realizamos inspeções sanitárias diárias”, explicou o gerente da Visa-Campos, Elden .
Uma das ações que serão realizadas pós-evento diz respeito à emissão de relatório dos resultados das ações, cujos resultados serão encaminhados para Vigilância Sanitária do estado do Rio de Janeiro. “As ações acontecem em parceria com a Diocese de Campos, a Administração Apostólica São João Maria Vianney, escolas particulares (alojamentos), Companhia de Desenvolvimento de Campos (Codemca) e Administração das Rodoviárias do município”, destaca a coordenadora do Setor de Informação, educação e Comunicação da Visa, Vivian Lanunce .
Últimas Notícias adicionadas
- 05/11/2025 07:32:07 Procon Campos orienta consumidores para compras seguras na Black Friday
- 04/11/2025 17:08:54 Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
- 04/11/2025 16:44:36 Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
- 04/11/2025 15:44:13 Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
- 04/11/2025 15:07:55 Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
Procon Campos orienta consumidores para compras seguras na Black Friday
0411 17h08Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
0411 16h44Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
0411 15h44Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
0411 15h07Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















