Notícia no detalhe
Comudes: contorno da BR-101 definido pelo setor Oeste
Após audiência pública, que durou mais de três horas, ficou definido o novo traçado da BR-101 no contorno de Campos. A decisão ocorreu nesta quinta-feira (18) durante a 4ª reunião extraordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Comudes) paralela à reunião participativa de número 27/2013, promovida pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). A reunião foi realizada no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo, na sede da prefeitura, a pedido da prefeita Rosinha Garotinho, para que a sociedade civil organizada pudesse participar com contribuições adicionais ao projeto.
O novo traçado será pelo lado Oeste no interior de Campos, com a novidade de que será construído em pista dupla, conforme as reivindicações encaminhadas pela prefeita junto ao Ministério dos Transportes e à ANTT. O traçado pelo setor Leste da cidade é inviável, tecnicamente, por causa de grande extensão de solo mole, conforme argumento técnico da ANTT.
O novo traçado terá pontos de interseções na BR-101 no distrito de Ibitioca (a cerca de 55 quilômetros do Centro pelo lado Sul), e no distrito de Travessão de Campos (a cerca de 15 quilômetros do Centro no setor Norte). O custo do investimento está estimado em torno de R$ 1 bilhão para o percurso de 31 quilômetros e a travessia sobre o Rio Ururaí, próximo da Lagoa de Cima; Canal Cacomanga, Rio Paraíba do Sul e Rio Muriaé. Segundo a superintendente nacional da Exploração da Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Viviane Esse, o prazo previsto de construção é de três anos após aprovação do projeto, e respectivas licitações.
O traçado apresentado pela ANTT contempla em 70% o projeto alternativo apresentado pela Prefeita Rosinha, com anuência do Comudes. Mas outro avanço foi conquistado em relação ao traçado pelo setor Oeste: a prefeita ponderou que o ponto de interseção do contorno na BR-101, em frente ao perímetro urbano de Travessão, poderá trazer transtornos à sede do distrito nos próximos anos.
- O projeto inicial, que previa o traçado pelo setor Leste da cidade, foi considerado inviável pelos técnicos da ANTT. Não sou engenheira e, por isso, decidi com a anuência do Comudes (colegiado da sociedade civil) apresentar um projeto alternativo ao apresentado pela ANTT pelo lado Oeste. Os engenheiros das entidades que compõem o Comudes e os engenheiros da Autopista Fluminense alegam que o solo é mole no setor Leste e que isso elevaria o valor do pedágio acima de R$ 10,00. Então, a decisão pela viabilidade técnica pela construção do contorno pelo setor Oeste fica por conta e risco dos engenheiros da Autopista. A duplicação de, apenas, 5,5 quilômetros da BR-101, em Travessão, vai criar um gargalo no ponto do afunilamento onde termina a duplicação e, por isso, precisa ser duplicado até a divisa, para evitar transtorno no trânsito no distrito de Travessão. Que isso fique consignado na ata e, da mesma forma, que a ANTT se compromete a dar seguimento à duplicação da BR-101, a partir de Travessão, até ao limite na divisa com o Espírito Santo -, declarou a prefeita Rosinha, que teve a promessa da Viviane Esse, da ANTT, e do superintendente de Investimentos da Autopista Fluminense, Odílio Ferreira.
Embora a Autopista Fluminense, empresa que tem a concessão da rodovia tenha se comprometido com a ANTT a fazer um trecho duplicado da BR-101 a partir do ponto de interseção em Travessão, no sentido Norte (Vitória-ES), a prefeita exigiu a duplicação do trecho de 22 quilômetros entre Travessão e o limite com o Estado do Espírito Santo.
Participaram da audiência lideres comunitários, autoridades, dirigentes dos conselhos comunitários, professores universitários, dirigentes partidários, vereadores e representantes de diversas entidades da sociedade civil, como sindicatos, e associações do setor produtivo, como Acic, Coagro, etc. O deputado estadual Roberto Henriques, e o federal, Paulo Feijó, também participaram e deram contribuições na discussão do projeto, que agora tramitará pela ANTT, e no Ministério dos Transportes, que providenciará as adaptações ao projeto e o consequente processo de licitação.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















