Notícia no detalhe
“A Evangelização na Planície Goitacá” emociona peregrinos
A noite desta quarta-feira (17) foi especial, com a atividade que marcou o final do primeiro dia das atividades dos peregrinos vindos de diversos países, que estão em Campos, na Pré-Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Os jovens assistiram ao espetáculo “A Evangelização na Planície Goitacá”, apresentado nas escadarias da Câmara Municipal de Campos.
O evento contou com o apoio da Prefeitura de Campos, através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). A Guarda Municipal interditou a Avenida Alberto Torres, a partir da Rua Voluntários da Pátria e controlou o trânsito, para a apresentação do espetáculo.
O evento começou com a execução do Hino Nacional Brasileiro, com a banda da Polícia Militar. O secretário de Governo, Suledil Bernardino, representou a Prefeita Rosinha Garotinho, acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Campos, Edson Batista. O Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, também assistiu ao espetáculo, junto com o Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, Dom Fernando Arêas Rifan.
A encenação começou com representações da chegada de Pedro Álvares Cabral em solo brasileiro, trazendo a introdução do catolicismo ao território, que estava recém-descoberto. Em cena, 150 jovens atores voluntários contaram, em cenas dinâmicas, as evoluções da catequização no Brasil.
Em Campos, os Jesuítas foram retratados como responsáveis pela introdução do catolicismo. A fé em Santo Amaro, padroeiro da Baixada, também ganhou destaque, com foco nas ações festivas em louvor ao santo. A tradicional banda que se apresenta em Santo Amaro, fez uma participação especial, ao lado de representantes dos cavaleiros mouros e cristãos, estrelas da tradicional cavalhada.
Na Villa de São Salvador de Campos, a tradição da celebração do Santíssimo Salvador, no dia 6 de agosto, foi materializada em forma de procissão. Em seguida, os símbolos da JMJ foram apresentados, através de performances com jovens campistas.
O cantor Dom Américo encerrou a apresentação, reunindo atores e figurantes em uma grande confraternização que resume o real sentido da JMJ. Dom brindou o público com a canção “Noites Traiçoeiras”, acompanhado pela banda da Polícia Militar.
Os longos aplausos mostraram o reconhecimento do público ao trabalho dos campistas, apresentando a obra do escritor Gildo Henrique e do diretor Pedro Carneiro. “Agradecemos a presença de todos vocês. Aos jovens peregrinos, nosso carinho. Espero que tenham gostado do espetáculo” disse Pedro Carneiro, no encerramento do evento.
Placa comemorativa – Após o espetáculo, o presidente da Câmara Municipal, Edson Batista, realizou o descerramento de uma placa que registrou a realização do espetáculo, durante a 28ª edição da JMJ. A cerimônia contou com a presença dos vereadores e de convidados.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















