Notícia no detalhe
Procon e Ampla: melhor atendimento ao consumidor
A Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon de Campos) recebeu nesta terça-feira (16) os representantes da Ampla, para discutir melhorias no atendimento aos consumidores campistas. Entre as principais reclamações estão o consumo elevado, piques de energia, demora no conserto dos produtos danificados por oscilação de energia e demora no restabelecimento do serviço.
Na reunião, foi ressaltado que quando um consumidor tem o serviço suspenso por falta de pagamento e após pagar a conta e pedir a religação, tem que esperar por até 24 horas, normalmente, ou quatro horas, no caso de religação de urgência.
O ouvidor da empresa, Paulo César Gomes, esclareceu que existe a previsão legal para religação nos seguintes casos: quatro horas para urgência, 24 horas para religação normal e 48 horas para cliente rural. No entanto, o representante declarou que a média de religação em Campos é de sete horas. Ele disse que a empresa vai ampliar o esforço para dar mais resolutividade às reclamações formuladas pelos consumidores.
A secretária de Defesa do Consumidor, Rosangela Tavares, questionou o problema que está ocorrendo com a exteriorização de medidores, que algumas vezes tem sido cobrado de outros consumidores. Em resposta, o ouvidor da Ampla relatou que a exteriorização acontece pela dificuldade de acessar o medidor e que havendo cobrança irregular o consumidor deve procurar imediatamente a loja da empresa e exigir a retificação.
Rosangela aproveitou para solicitar à empresa maior liberalidade no parcelamento de contas vencidas, para facilitar a vida do consumidor inadimplente (a empresa só aceita parcelamento a partir de três contas vencidas). Em relação à demora no serviço de instalação de rede (ligação nova), a empresa se comprometeu a obedecer criteriosamente os prazos estabelecidos pela Aneel.
Foram abordadas ainda, na reunião, as cobranças feitas na fatura em nome de entidades civis e associações sem fins lucrativos e que o consumidor nem sempre reconhece ter dado a autorização para a cobrança, sendo que a empresa tem, sempre que questionada, acatado a reclamação e cancelado as cobranças.
De acordo com a secretária Rosangela Tavares, este entendimento tem sido buscado com todos os fornecedores, visando tornar a vida do consumidor mais descomplicada. “Esperamos que com este entendimento, possamos reduzir o índice de reclamações em relação a esta empresa”, disse.
- Não vamos nos furtar ao diálogo, pois entendemos que na esfera administrativa, o consumidor tem o seu pleito reparado mais rapidamente e, portanto, seu desconforto é menor. Agora, se os fornecedores não melhorarem seus procedimentos, nós seremos forçados a atuar com mais rigor - ressalta a secretária.
O último assunto posto em debate foi à postulação por parte da empresa de questionar as reclamações de Termo de Ocorrência de Irregularidade (TOI), ainda na esfera administrativa. Foi firmado um acordo para que o Procon-Campos volte a recepcionar esta reclamação, em caráter provisório.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 14:26:45 Centro de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado no sábado e domingo
- 18/09/2025 13:29:55 Aposentados e pensionistas nascidos em setembro devem fazer prova de vida até dia 30
- 18/09/2025 13:17:59 Após articulação do prefeito Wladimir, Governo do Estado libera retomada de obras
- 18/09/2025 12:43:03 Primeira-dama prestigia abertura da VI Mostra Pedagógica da Obra do Salvador
- 18/09/2025 08:33:56 Espetáculo “Carukango” terá apresentações gratuitas sexta-feira e sábado
Centro de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado no sábado e domingo
1809 13h29Aposentados e pensionistas nascidos em setembro devem fazer prova de vida até dia 30
1809 13h17Após articulação do prefeito Wladimir, Governo do Estado libera retomada de obras
1809 12h43Primeira-dama prestigia abertura da VI Mostra Pedagógica da Obra do Salvador
1809 08h33Espetáculo “Carukango” terá apresentações gratuitas sexta-feira e sábado
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles