Notícia no detalhe
CCZ vacina contra raiva e distribui pasta vampiricida
A Direção de Vigilância em Saúde e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizaram nesta quinta-feira (11), a vacinação de 80 cães e 20 gatos contra raiva, no assentamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), nas proximidades da Usina Cambaíba, na Baixada Campista. As equipes também distribuíram cerca de 50 pastas vampiricidas e orientaram aproximadamente 300 pessoas assentadas em 50 barracas.
A medida visa proteger a população contra o possível aparecimento de casos humanos de raiva, pois foram encontrados 53 animais herbívoros (37 equinos e 16 bovinos) com mordeduras de morcegos hematófagos, na localidade.
De acordo com a coordenadora do Programa de Controle de Morcegos e da Raiva Rural do CCZ, Carla Chicarino, nenhum caso suspeito de raiva foi identificado, mas como o vírus possui um período de incubação que pode variar entre 15 dias e seis meses, a doença pode se manifestar posteriormente. “Daí, a importância da vacinação também dos cães e gatos, mesmo sem eles serem os animais agredidos”, explica.
- Não podemos deixar de levar em consideração o instinto de caça destes animais, que podem caçar um morcego em voo baixo, comer algum morcego caído no chão ou até mesmo serem mordidos – pontua a coordenadora.
As equipes vêm visitando as propriedades da localidade, oferecendo orientações e distribuindo panfletos educativos sobre o controle da raiva dos herbívoros, além de distribuição da pasta vampiricida para utilizar nos animais mordidos, com as devidas orientações. A pasta deve ser usada em cada mordida, sempre ao fim da tarde por sete dias seguidos.
- A pasta deve ser passada em cima da mordida. A orientação é que a ferida não seja lavada, para não retirar a marcação que o morcego fez, caso contrário, ele não retornará na mesma mordida, abrirá outra e a pasta não fará efeito. Se ocorrer algum caso suspeito de raiva animal, a população não deve manipular de forma alguma, mas deve entrar em contato com o CCZ, pois nossa equipe é treinada – esclarece Carla.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















