Notícia no detalhe
Plano de Saneamento Básico apresentado em seminário
Um diagnóstico setorial do Plano Regional de Saneamento Básico, com Base Municipalizada nas Modalidades Água, Esgoto e Drenagem Urbana, foi apresentado nesta terça-feira (9), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), aos representantes de associações de moradores e de sindicatos afins. Também participaram do encontro, representantes de várias secretarias municipais e da Câmara de Vereadores.
O seminário foi realizado pela Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas, em parceria com a empresa de geotecnologia e consultoria DRZ, responsável pela elaboração do plano desde agosto de 2012, por ter vencido a licitação da Secretaria Estadual do Ambiente. Ela vai desenvolver o trabalho em 11 municípios. O seminário foi ministrado pela arquiteta da DRZ, Márcia Bonassar.
Os participantes receberam uma ficha para que possam informar a realidade de cada localidade e distrito, cuja finalidade é alcançar a universalização do saneamento no município.
Segundo Bonassar, o Plano Municipal de Saneamento Básico (Plansab) foi instituído através da Lei 11.445/2007 (Plano Nacional de Saneamento Básico), estabelecendo os municípios como titulares dos serviços de saneamento. “Esta lei foi regulamentada através do Decreto Federal 7.217/10, que regulamenta a política de saneamento”, explicou a arquiteta, informando que o Plano Regional tem um horizonte de 25 anos e é dividido em curto, médio e longo prazo.
De acordo com a arquiteta, somente com a conscientização e a cobrança da população será possível a universalização do saneamento. “A população deve ser mobilizada para que o Plansab seja construído de forma participativa”, ressaltou Bonassar, revelando que o Plano Regional está sendo custeado pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), contratada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Região – A elaboração do Plano Regional envolve 11 municípios pertencentes à Região Hidrográfica VII. São eles, Campos, Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macuco, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Sebastião do Alto e Trajano de Morais.
A arquiteta disse ainda, que todo o Plano Municipal de Saneamento Básico envolve o sistema de abastecimento de água, de tratamento de esgoto e drenagem urbana. “Saneamento básico é de fundamental importância para o desenvolvimento do município. Minimiza problemas de doenças, pois, segundo o Ministério da Saúde (MS), a cada R$ 1 gasto em saneamento, são descontados R$ 4 em medicina curativa”, destacou.
Segundo a presidente da Empresa Municipal de Habitação (Emhab), Simone Ferreira Muniz, a divulgação e a apresentação do Plano de Saneamento Básico são de grande importância, porque mostram as necessidades do município, tanto no abastecimento de água, como no esgotamento sanitário e na drenagem urbana.
- Durante o seminário, com a participação da sociedade como um todo, foram recolhidas várias informações dos participantes, que vão ajudar a traçar estratégias para sanar estas necessidades a longo prazo – ressaltou a presidente da Emhab.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 19:27:15 Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
- 15/05/2025 18:49:17 Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
- 15/05/2025 18:38:46 Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
- 15/05/2025 18:29:54 Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
- 15/05/2025 16:36:32 Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
1505 18h49Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
1505 18h38Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
1505 18h29Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
1505 16h36Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional