Notícia no detalhe
Visa-Campos e Postura: parceria para capacitação de ambulantes
Profissionais da Vigilância Sanitária de Campos (Visa), órgão vinculado à Secretaria de Saúde, e da Postura Municipal revisaram um termo de parceria que já existia, tendo como objetivo desenvolver e implementar sistemas de qualidade sanitária para os ambulantes, através do curso de capacitação “Boas Práticas e Manipulação de Alimentos”, promovendo assim, um melhor atendimento ao público, com adequada higienização.
O termo de parceria foi revisado pelos profissionais, onde foi levada em discussão a intensificação da fiscalização em conjunto nos eventos de massa realizados no município, tendo como foco a melhoria da qualidade na prestação dos serviços do comércio eventual de comestíveis em Campos.
A Visa vai gerenciar o curso, com preparação das metodologias aplicadas, oferecendo os certificados aos cursistas, enquanto à Postura caberá enviar a listagem de todos os ambulantes cadastrados junto ao órgão, como também, condicionar a autorização de funcionamento dos ambulantes à obtenção do certificado e manter os dados cadastrais e informações atualizados junto à Visa.
Segundo o gerente da Visa Campos, Elden Pereira, a capacitação aborda temas, como a importância do trabalho da Vigilância Sanitária na sociedade, o papel do fiscal sanitário, os locais de atuação, higienização pessoal e utensílios utilizados no preparo dos alimentos, além da importância da utilização de determinados materiais descartáveis, como copos. “Toda vez que o ambulante pedir autorização de funcionamento, vamos solicitar o certificado, além dos documentos que a Postura já exige. O ambulante interessado pode ligar para (22) 2725-0475”, informou Elden.
Foi acordado também, que o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC-Visa) irá promover treinamento sobre ações da Visa Campos para os fiscais de Postura, no intuito de informá-los sobre as atuações e exigências sanitárias, agregando assim, valores condicionais ao profissional em seu exercício de fiscalização.
Na ocasião, o gerente da Visa Campos sugeriu uma próxima reunião com outras secretarias, como Meio Ambiente, Limpeza Pública, Procon, Desenvolvimento Econômico e Turismo, CCZ e Postura, para propor futuras parcerias, no intuito de prevenir, diminuir e eliminar riscos
à saúde da população.
Estavam presentes na reunião realizada nesta sexta-feira (5), o gerente da Visa Campos, Elden Pereira; os educadores sanitários Ana Paula Siqueira e Antônio Carlos Vangarges, a coordedadora do Setor IEC-Vsa, Vivian Lanunce; e os fiscais de postura Magno Luiz Prata e Elizabeth Ferreira Rosa.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/12/2025 09:03:17 Agricultura triplica recolhimento de embalagens de agrotóxicos em ação em Santa Ana
- 15/12/2025 08:49:35 Pacientes elogiam atendimento no novo ambulatório do HGG
- 15/12/2025 08:33:52 Seduct, Turismo e Sesc levam celebração natalina ao Jardim Carioca
- 14/12/2025 14:35:26 Assistidos do Centro Pop participam de almoço especial
- 14/12/2025 14:26:12 Saúde Mental promove oficina sobre Redução de Danos para qualificar profissionais
Agricultura triplica recolhimento de embalagens de agrotóxicos em ação em Santa Ana
1512 08h49Pacientes elogiam atendimento no novo ambulatório do HGG
1512 08h33Seduct, Turismo e Sesc levam celebração natalina ao Jardim Carioca
1412 14h35Assistidos do Centro Pop participam de almoço especial
1412 14h26Saúde Mental promove oficina sobre Redução de Danos para qualificar profissionais
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores





















